EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

A camada de gelo da Groenlândia enfrenta derretimento irreversível

 

A camada de gelo da Groenlândia enfrenta derretimento irreversível

Em um estudo publicado esta semana na The Cryosphere , pesquisadores do National Center for Atmospheric Science e da University of Reading demonstram como a mudança climática pode levar ao aumento irreversível do nível do mar à medida que as temperaturas continuam a subir e a camada de gelo da Groenlândia continua a diminuir.

University of Reading*

A enorme camada de gelo enfrenta um ponto sem retorno, além do qual não mais crescerá totalmente, alterando permanentemente os níveis do mar em todo o mundo.

A camada de gelo da Groenlândia é sete vezes a área do Reino Unido e armazena uma grande quantidade de água congelada da Terra. Nas taxas atuais de derretimento, contribui com quase 1 mm para o nível do mar por ano e é responsável por cerca de um quarto do aumento total do nível do mar.

Desde 2003, apesar dos períodos sazonais de crescimento, o manto de gelo da Groenlândia perdeu 3,5 trilhões de toneladas de gelo.

A elevação do nível do mar é um dos efeitos mais graves da mudança climática, ameaçando áreas costeiras em todo o mundo e colocando em risco milhões de pessoas que vivem em áreas baixas. Bangladesh, Flórida e o leste da Inglaterra estão entre muitas áreas conhecidas como particularmente vulneráveis.

Em cenários nos quais o aquecimento global vai além de 2 ° C, a meta do Acordo de Paris, devemos esperar uma perda significativa de gelo e vários metros de aumento do nível do mar global para persistir por dezenas de milhares de anos, de acordo com a nova pesquisa. Quanto mais quente o clima, maior será o aumento do nível do mar.

Além disso, mesmo que as temperaturas voltem aos níveis atuais mais tarde, os cientistas mostraram que a camada de gelo da Groenlândia nunca vai voltar a crescer totalmente uma vez que derrete além de um ponto crítico. Depois desse ponto, o nível do mar permaneceria permanentemente dois metros mais alto do que agora, independentemente de outros fatores que contribuem para o aumento do nível do mar.

Isso ocorre porque o manto de gelo é tão grande que tem um impacto substancial no clima local e, à medida que diminui, a Groenlândia experimenta temperaturas mais quentes e menos neve.

Uma vez que o manto de gelo recue da parte norte da ilha, a área permanecerá livre de gelo.

Para evitar o aumento irreversível do nível do mar que o derretimento causaria, os cientistas dizem que a mudança climática deve ser revertida antes que o manto de gelo tenha diminuído para o limite de massa, que seria alcançado em cerca de 600 anos na maior taxa de perda de massa dentro da faixa provável do Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

O professor Jonathan Gregory, Cientista do Clima do National Center for Atmospheric Science e da University of Reading, disse: “Nossos experimentos enfatizam a importância de mitigar o aumento da temperatura global. Para evitar a perda parcialmente irreversível da camada de gelo, a mudança climática deve ser revertida – não apenas estabilizado – antes de chegarmos ao ponto crítico onde a camada de gelo diminuiu muito. ”

Para estudar a camada de gelo, os cientistas do Centro Nacional de Ciência Atmosférica simularam os efeitos do derretimento da camada de gelo da Groenlândia sob uma gama de possíveis aumentos de temperatura, variando do aquecimento mínimo ao pior cenário.

Em todos os climas futuros, como o presente ou mais quente, a camada de gelo diminuiu de tamanho e contribuiu para um certo grau de elevação do nível do mar.

É importante ressaltar que havia cenários em que o derretimento da camada de gelo poderia ser revertido. Mas, eles contam com ações para neutralizar o aquecimento global antes que seja tarde demais.

Esta é a primeira vez que o manto de gelo da Groenlândia é estudado com tantos detalhes, usando um modelo de computador que combina modelos do clima e do manto de gelo.

degelo na groelândia
Imagem: National Snow and Ice Data Center

Referência:

Large and irreversible future decline of the Greenland ice sheet
The Cryosphere, 14, 4299–4322, 2020
DOI https://doi.org/10.5194/tc-14-4299-2020

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 03/12/2020

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.