EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Maradona, mais humano dos deuses

 

Maradona, mais humano dos deuses

Artigo de Montserrat Martins

[EcoDebate] O futebol é empreendimento milionário porque mobiliza paixões – e quem as produz são os gênios da bola, capazes de nos encantar. Meu pai se frustrava com passes para trás e se alegrava com o futebol ofensivo, como o Maradona partindo a dribles para cima dos adversários.

As homenagens que o mundo presta a Diego Armando Maradona não negam as contradições entre a sua magia em campo e suas fragilidades fora dele, que fizeram Galeano lhe proclamar “o mais humano dos deuses”.

Em talentos de várias áreas encontramos essas contradições, não só no futebol (Garrincha), quanto nas mais diversas artes, como Amy Winehouse.

Existem algumas teorias psicológicas que tentam explicar esses contrastes. Hoje se reconhecem vários tipos de capacidades específicas, além das cognitivas e emocionais. Além da inteligência racional e verbal, a mais conhecida, existem inteligências específicas tais como a matemática, a artística, a musical e inclusive a cinestésica – que é a inteligência dos movimentos. Garrincha por exemplo tinha limitada inteligência lógica e uma genialidade cinestésica. Outra fonte de estudos é como as pessoas lidam com o sucesso, que reforça o egocentrismo e os traços narcisistas da personalidade.

A explicação psicológica mais interessante é sobre a forma como cada pessoa lida com os vários tipos de “energias” que tem, descritas no livro “Rei, Guerreiro, Mago, Amante”, dos junguianos Robert Moore d David Gillette. No capítulo sobre os talentos artísticos (onde se sobressaem a criatividade, a ousadia, a originalidade, a capacidade de seduzir, o carisma), descrevem o mar de sensações físicas em que essas pessoas estão envolvidas pois o mundo da sensibilidade é muito prazeroso.

Desfrutando dos próprios talentos, fica difícil se imporem limites, talvez a melhor explicação para porque ninguém é genial em tudo. Mas essas são apenas tentativas de explicação racional e talvez seja melhor ficarmos com a de Galeano, que preserva a magia, de que Maradona foi mesmo “o mais humano dos deuses”.

* Montserrat Martins é Médico Psiquiatra

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/11/2020

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.