EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Artigo fundamental para definir o início do Antropoceno

 

Artigo fundamental para definir o início do Antropoceno

Olá pessoal,

O artigo abaixo publicado na Nature (Communications Earth & Environment) mostra como o crescimento demoeconômico de 1950 até o presente (70 anos) gerou uma quantidade de recursos energéticos (principalmente energias fósseis como o carvão e os hidrocarbonetos) superior ao que consumiram nossos antepassados no Holoceno, a época geológica que se estende por aproximadamente 11.700 anos até a atualidade.

Em números, os autores estimam que o consumo de energia da humanidade, nos últimos 70 anos, chegou a aproximadamente 22 zetajoules, em comparação com apenas 14,6 zetajoules, no período entre o final da última Era do Gelo (11.700 anos atrás) e 1950.

Assim, os humanos se tornaram uma força geológica nos últimos 300 anos, particularmente após o início da revolução industrial global em 1850, quando o excesso de energia (combustível fóssil) tornou-se amplamente disponível. Existem fortes relações entre três parâmetros: população global, uso global de energia e produtividade global. O aproveitamento de combustíveis fósseis permitiu aos humanos aplicar esse excesso de energia disponível além da simples produção e sobrevivência de alimentos. Como resultado, a taxa de crescimento da população humana aumentou rapidamente, com pico durante a metade do século 20, assim como as taxas associadas de consumo de energia e produtividade.

O resultado foi a ‘Grande Aceleração’ de meados do século 20, quando a humanidade começou a dominar muitos dos ciclos planetários descritos no artigo. Assim como o entrelaçamento da população humana global, consumo de energia e produtividade, os principais traçadores ambientais também aparecem fortemente acoplados uns aos outros e a essas três forças humanas.

O Grupo de Trabalho do Antropoceno (AWG) votou para afirmar que o Antropoceno deve ser tratado como uma unidade cronoestratigráfica formal … Registros geológicos que caracterizam a base do Antropoceno estão sendo reunidos e, no devido tempo, as recomendações do Grupo exigirão a aprovação da Comissão Internacional de Estratigrafia.

Os dados narrativos e quantitativos apresentados no artigo sustentam fortemente a trajetória do Sistema Terrestre longe de um estado holoceno do sistema, substancialmente e globalmente, em meados do século 20, por volta de 1950.

O estabelecimento da nova época proposta formalizaria o uso do termo Antropoceno, que já tem sido amplamente utilizado em pesquisas que descrevem mudanças induzidas por ações humanas e registradas em arquivos geológicos.

Vale a pena ler…

José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
Doutor em demografia, link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

Extraordinary human energy consumption and resultant geological impacts beginning around 1950 CE initiated the proposed Anthropocene Epoch

DOI https://doi.org/10.1038/s43247-020-00029-y

https://www.nature.com/articles/s43247-020-00029-y

 

Correlação da população humana global, consumo de energia e produtividade durante as épocas do Holoceno e Antropoceno.
Correlação da população humana global, consumo de energia e produtividade durante as épocas do Holoceno e Antropoceno.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/10/2020

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.