Adolescentes x Estudos em casa e uma rotina eficiente e saudável

 

estudo em casa
Foto: EBC

Adolescentes x Estudos em casa e uma rotina eficiente e saudável

Estudos em casa – Em tempos de pandemia e quarentena, a rotina de estudos dos adolescentes e jovens candidatos que prestarão vestibular foi alterada.

Por Mayara Cruz Silva

Para evitar aglomeração de pessoas como uma forma de combate à Covid-19, desde o dia 23 de março as aulas presenciais em escolas, universidades e cursinhos estão suspensas.

Ainda que a suspensão seja necessária para saúde e bem-estar de todos, os alunos e pais precisaram se adaptar a este “novo normal”.

Para manter a qualidade dos estudos remotamente e pensando em minimizar os impactos negativos deste intervalo na rotina em ano de vestibular, Debora Stelzer, orientadora pedagógica do Cursinho da Poli e Giberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, dão dicas para que os jovens estruturem suas agendas de forma eficiente e saudável.

Tenha uma rotina

Se houver a possibilidade, siga uma rotina semelhante à que tinha quando ia à sua instituição de ensino: acorde cedo, tome o café da manhã, siga os conteúdos programáticos que estão sendo trabalhados, e não acumule matérias. Evite acompanhar as aulas na cama e ainda de pijama. Tenham um calendário que ocupe o tempo de segunda à sexta-feira”, afirma Alvarez.

Divida seu dia em 3

  • Estudo

  • Momentos com a família

  • Lazer

Estudo:

Reserve de quatro a seis horas de estudos por dia, divididos entre as disciplinas cobradas no Enem e vestibulares. Cada disciplina com uma hora de estudos e dez minutos de intervalo. É útil que os horários das refeições sejam bem estabelecidos, para que durante essa hora do estudo, haja dedicação total ao aprendizado, sem distrações”, explica Gilberto Alvarez.

Momento com a família

O momento com a família é importante em qualquer ocasião, uma convivência de qualidade entre as pessoas que moram com o estudante é essencial para manter a saúde emocional em dia. É indicado ter momentos de conversas, reflexões, compartilhamentos de experiências e expectativas, que ajudarão a diminuir o estresse e a ansiedade.

A ansiedade frente aos vestibulares é recorrente neste período, o mais importante é manter a calma e confiar nos estudos e aprendizados que o candidato está recebendo, e a participação da família é essencial para dar o apoio que o estudante precisa. É bom ressaltar que os familiares não precisam cobrar com tanto afinco, já que o estudante geralmente já se cobra o suficiente. É interessante fomentar perguntas de desenvolvimento: “Como estão os estudos?”, “Você precisa de ajuda?”, assim o aluno se sente acolhido por seus familiares”, diz Stelzer.

Lazer

Momentos de lazer são igualmente importantes para que os estudantes possam desestressar e manter o equilíbrio emocional. Para Gilberto nestes momentos o recomendado é relaxar, “assistir séries, filmes, acompanhar as redes sociais, marcar conversar com os amigos online, jogar videogame, ver vídeos, fazer atividades relaxantes nesses momentos de distração. Os pais podem ficar tranquilos, pois mantendo um equilíbrio entre as horas de estudo (4h-6h), o tempo em família e lazer, o jovem tem condições de ter um bom desempenho com qualidade de vida”.

Disciplina é a chave do sucesso

Para além das dicas de estudos mantendo a organização, com uma rotina disciplinada de conteúdos que a sua instituição lhe fornece, e buscando o apoio e compreensão dos familiares neste delicado momento, fica o lembrete para não desistir.

Desistir não é uma opção, é indispensável aproveitar a oportunidade de estudar e alcançar os sonhos e objetivos traçados, vale refletir sobre o caminho que percorreu até agora e, no final perceber que valeu a pena todo o esforço e dedicação que teve durante esse período. Se você chegou até aqui, agora falta pouco para chegar no final. Conte com o apoio de quem acredita no seu potencial”, finaliza Stelzer.

Super dicas:

  • Ajuste a sugestão de cronograma semanal acima de acordo com os seus horários, lembrando sempre em dividir seu dia em 3: estudos, momentos com a família e lazer;

  • Nos estudos lembre-se de dedicar de 4-6h diárias, dessas horas divida 1h para cada matéria, com intervalo de 10 minutos entre as mesmas;

  • Durante as matérias evite distrações como o uso do celular ou televisão ligada. Exercite a disciplina;

  • Se tiver dificuldade de se concentrar, experimente criar uma playlist com música clássica barroca, que possui como principais compositores Bach, Mozart, Beethoven Vivaldi entre outros. Escolha as músicas menos agitadas e veja se lhe ajudam a melhorar a concentração durante os estudos;

  • Respeite os horários das refeições – “saco vazio não para em pé!”;

  • Em um momento propício, converse com seus familiares e amigos próximos e compartilhe suas expectativas e planos;

  • Inclua em sua rotina um tempo para assistir sua série favorita, mas cuidado para não extrapolar e acabar maratonando na madrugada e prejudicar seus estudos no dia seguinte! É preciso ter disciplina tanto nos estudos quanto nos momentos de lazer.

  • Tenha um ciclo para estudar, procure iniciar pela apostila, seguindo para videoaula, e depois conclua os exercícios.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/09/2020

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top