Atividades humanas impactam cada vez mais os oceanos

 

oceano
Foto: OMM/Olga Khoroshunova

Atividades humanas impactam cada vez mais os oceanos

Artigo de Vivaldo José Breternitz

[EcoDebate] Até 2018, a atividade humana já havia alterado cerca de 32 mil quilômetros quadrados da superfície dos oceanos, segundo levantamentos feitos por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Sidney e publicados pela revista Nature Sustainability .

Essa área equivale a aproximadamente a 0,008% da área total dos oceanos, mas se levarmos em conta os impactos causados por essas alterações, como poluição e mudanças no fluxo das águas, pode-se concluir que 0,5% dessa área já foi afetada.

Essas alterações foram causadas principalmente pela presença no mar de túneis, pontes, aquicultura, plataformas para extração de petróleo e gás, parques eólicos, portos, marinas, recifes artificiais, cabos submarinos e outros. Alguns números são impressionantes: mais de 50% da linha costeira dos Estados Unidos já foram alterados com a construção de quebra-mares e outras obras.

O homem começou a alterar a superfície dos oceanos próximo do ano 2.000 antes de Cristo, mas o processo vem se acelerando muito nos últimos anos, acreditando-se que a área afetada deva atingir 40 mil quilômetros quadrados até 2028, principalmente nas áreas costeiras, justamente onde se concentra a biodiversidade; consequentemente, os prejuízos ao meio ambiente devem ser maiores.

Esses prejuízos estão sendo alavancados pela pouca regulação do uso dos oceanos na maior parte do mundo.

É mais uma frente a ser aberta na luta pela preservação do meio ambiente.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 11/09/2020

 

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top