EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Aumenta busca por energia solar fotovoltaica no Brasil

 

 

instalação de placa solar

Aumenta busca por energia solar fotovoltaica no Brasil

Artigo de  Julio Cesar Ferreira da Silva

[EcoDebate] O modo de pensar e agir está sendo reformulado em todo o planeta diante da pandemia de covid-19. Parte da população está recuperando hábitos mais simples, saudáveis e econômicos, como redescobrir o prazer de cozinhar seu alimento em casa e comprar em pequenos mercados de amigos. E um dos mais importantes pensamentos tem sido o da preservação do meio ambiente, como a necessidade de diminuir o uso de plástico e promover o reflorestamento.

É um bom momento, portanto, para se destacar a geração de energia limpa e renovável, como é o caso da energia solar fotovoltaica. O Brasil é um dos países que mais recebe irradiação solar, o que faz com que tenha alto potencial de desempenho dos sistemas fotovoltaicos. Por outro lado, vive uma crise hídrica que dura alguns anos, fazendo com que a tarifa de energia elétrica sofra alterações em meses de estiagem.

E como economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente são bons argumentos de incentivo a novos hábitos, a Quantum Engenharia passou a oferecer três linhas de financiamento para contribuir nesse sentido. Elas facilitam a aquisição de painéis solares e geradores para pequenos, médios e grandes empresários de Santa Cataria e Paraná. E tem capacidade para atender em todo o país, estando apta a ser um dos grandes players nacionais deste segmento em franco crescimento.

Em 2019, o mercado de energia solar brasileiro bateu recorde, ultrapassando os 2,4 GW instalados (aumento de 212%). Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que foram implementados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de microgeração (até 75 kW) ou de minigeração (entre 75 kW e 5 MW) de energia, representando investimento na ordem de R$ 4,8 bilhões.

Informações de junho da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontam que, em maio de 2020, a energia solar passou a responder por 1,6% da matriz energética brasileira, o que significa que 2,87 GW de potência instalada no país provêm de uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável. E a previsão é que o Brasil feche 2020 com 174 mil sistemas fotovoltaicos on-grid (0,21% das unidades consumidoras).

On-grid é o sistema formado por equipamentos que convertem a energia solar em eletricidade, ficando ligado à rede de energia. Assim, além de disponibilizá-la diretamente na rede elétrica, ainda envia o excedente à distribuidora. Isso permite economia de até 95% na conta de luz.

De acordo com a Absolar, atualmente 304.427 unidades consumidoras já recebem créditos pelo Sistema de Compensação de Energia Elétrica no país. Número que tende a crescer.

A expectativa é que, até 2024, o Brasil tenha mais de 880 mil sistemas de energia solar conectados à rede distribuidora de energia, sempre com o foco voltado à preservação do nosso meio ambiente.

Julio Cesar Ferreira da Silva, gerente do Departamento de Energia Solar da Quantum Engenharia

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/07/2020

 

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

2 thoughts on “Aumenta busca por energia solar fotovoltaica no Brasil

  • edjacsp@hotmail.com

    A maior dificuldade que vejo é encontrar quem faça a instalação, empresas em quem a gente possa confiar que fará um serviço bem feito e de qualidade. Pelo menos na minha região, vale do paraíba, sp, vejo assim.
    Talvez eu esteja não tão bem informado, mas quando fui procurar vi uma enorme dificuldade de mão-de-obra, apesar da grande procura.

  • Fernando Dórea

    Prezado, muito interessante esse tema. Porem o Brasil e os gestores brasileiros não se interessa pelo tema e não implementa nos municípios , não incentiva, para que a sociedade tenha uma melhor qualidade de vida.
    Moro em um progrma Residencial de Arrendamento Residencial -PAR do programa do governo federal.
    pode me informar o custo para instalação em um apartamento com 50 metros quadrados. com uma sala, dois quartos, um banheiro e uma cozinha. (5 lâmpadas led, uma televisão, uma geladeira classe A com consumo de 58,6.
    pode nos orientar o custo do material
    aguardo
    Atenciosamente, Fernando D´´orea
    contatos 82 991682762

Fechado para comentários.