Pandemia exige mais cuidados com a higienização de alimentos nos serviços de alimentação

 

alimentos supermercado
Foto: EBC

Curso gratuito ensina profissionais e população a produzir um alimento seguro para o consumo

Por Ana Paula Scorsin

Alimentos ou suas embalagens são uma espécie de transporte para o novo coronavírus. A superfície pode ficar contaminada, caso alguém com a doença entre em contato. Para conter essa disseminação, a higienização é uma aliada e saber como fazê-la é essencial. Pensando em auxiliar profissionais de restaurantes e a população em geral, o Centro Universitário Internacional Uninter e o Instituto Wilson Picler oferecem gratuitamente o curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação”.

“O conteúdo do curso não serve apenas para cuidados durante a pandemia, mas para todo momento de manipulação ou produção de um alimento, principalmente para fins comerciais, o que aumenta a segurança alimentar e nutricional do produto para a população, especialmente para idosos, gestantes, crianças e indivíduos com a imunidade comprometida”, explica Thaís Regina Mezzomo, coordenadora do curso de Nutrição da Uninter.

Os inscritos aprendem todos os temas exigidos pela legislação atual e auxilia os profissionais na elaboração ou atualização do seu Manual de Boas Práticas de Manipulação de alimentos, exigido pela Vigilância Sanitária. Doenças transmitidas por alimentos, higiene de ambientes, utensílios e equipamentos, higiene de alimentos e higiene pessoal, equipamentos de proteção individual (EPI) e controles de saúde dos manipuladores são os principais assuntos abordados.

A professora destaca que alguns cuidados devem ficar ainda mais usuais após a pandemia, entre eles está “o cuidado com a vestimenta limpa e adequada à produção de alimentos, a higienização das mãos sempre antes de iniciar a manipulação, o cuidado com os utensílios para evitar contaminação cruzada, a correta higienização e acondicionamento dos produtos e o cuidado em não falar em cima dos alimentos prontos”, exemplifica Thais.

O curso tem carga horária de 60 horas, é gratuito e dá direito a certificado.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.uninter.com/extensao/gratuitos/

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/07/2020

 

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top