EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Plantas que filtram o ar em ambientes internos

 

Plantas que filtram o ar em ambientes internos

Conexão com a natureza é fundamental para manter a saúde física e emocional

Você sabia que a qualidade do ar é fundamental para manter a saúde e prevenir doenças? Viver e trabalhar em locais fechados podem causar dores de cabeça, irritação nos olhos e alergias. Uma alternativa para evitar desconfortos e elevar o bem-estar em casa ou no escritório é ter plantas naturais no ambiente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as pessoas ficam de 80 a 90% do seu tempo em ambientes fechados. A Organização considera que as concentrações de poluentes em ambientes fechados, dependendo das condições, chegam a ser maiores do que as concentrações de poluentes em ambientes externos.

A boa notícia é que algumas espécies de plantas podem ajudar a manter o ar puro, como Samambaia e Lírio da Paz. O engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, explica que o gás carbônico e outros componentes tóxicos podem ser removidos pelas raízes das plantas ou por microrganismos que vivem em torno das raízes.

“Ambientes internos estagnados ou com ar condicionado permitem que os poluentes se acumulem em quantidades maiores. Através do processo de fotossíntese, as plantas absorvem o dióxido de carbono (CO2) e liberam oxigênio (O2)”, acrescenta o especialista da Ecotelhado, empresa especializada em Design Biofílico e infraestrutura verde.

Aposte em jardins verticais

Eles ocupam pouco espaço e, além de purificarem o ar, trazem diversos benefícios: reduzem a temperatura interna do ambiente, aumentam a umidade do ar, servem como isolamento acústico e diminuem a poluição sonora.

“O ser humano possui a necessidade biológica de conviver com a natureza e seus recursos. Precisamos da conexão com o verde para manter a nossa saúde física e mental. Por isso, um ambiente que não possui elementos na natureza pode gerar efeitos negativos, como mal humor e depressão. Mais plantas na vida significa menos estresse, cansaço e falta de concentração˜, ressalta Feijó.

Confira 5 tipos de plantas que ajudam a filtrar o ar

Aloe Vera

Também conhecida como Babosa, é uma espécie de planta suculenta.

Ótima filtradora de ar.

Antúrio

É uma linda planta que se dá bem em jardins verticais e são eficientes na purificação do ar.

Gerbera

Ajuda a eliminar resíduos de cigarros, por exemplo. Converte gás carbônico em oxigênio durante a noite.

Lírio da Paz

Uma espécie que gosta de sombra e, por isso, pode ser usada em paredes verdes ou em vasos dentro de casa.

Samambaia Boston

Atua contra poluentes do ar e auxilia a umidificar o ambiente.

plantas que filtram o ar

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/07/2020

 

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.