EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ecofeminismo: Você sabe do que se trata esse movimento?

 

Ecofeminismo é uma fusão entre as causas feministas e ecológicas

Legenda: Ecofeminismo é uma fusão entre as causas feministas e ecológicas / Autor: Comfreak / Fonte: Pixabay.com

Ecofeminismo: Você sabe do que se trata esse movimento?

Você já deve saber que lutar pela igualdade de direitos entre mulheres e homens é o conceito básico do feminismo. Mas, e quando essa luta ganha também uma causa ambiental?

Resumidamente é disso que se trata o ecofeminismo, uma fusão entre as causas feministas e ecológicas.

É um movimento político e filosófico que busca o equilíbrio entre o meio ambiente e o ser humano, incluindo os animais e a natureza nessa luta para reduzir os impactos ambientais, que consequentemente interferem diretamente na qualidade de vida das mulheres.

Essa causa existe porque pesquisas apontam que apesar das mulheres serem menos responsáveis pelos impactos ambientais, elas são as mais atingidas por ele. Além disso, o ecofeminismo vê uma estreita relação entre a destruição do planeta e o sistema opressor contra as mulheres.

Ainda, cuidar do ecossistema como um todo deu voz para as elas nos últimos anos. Através das causas ambientais, as mulheres ganharam espaço lutando por papéis de liderança.

E embora esse termo possa parecer novo para algumas pessoas, o conceito existe desde 1974, quando a feminista francesa Francoise d’Eaubonne publicou o livro Le Feminism ou la Mort, que em português significa Feminismo ou Morte. Ou seja, é um novo termo para uma causa antiga. Já se passaram mais de 45 anos e ainda são poucas as obras em português para compreender melhor esse conceito.

Para quem busca entender melhor essa filosofia, as redatoras do UniversoDelas indicam o livro “Sensível ao cuidado: uma perspectiva ética ecofeminista”. Esse é o primeiro – e mais completo – livro dedicado ao tema no Brasil, produzido por Daniela Rosendo. Ela aborda a questão da opressão e do domínio masculino sobre a natureza.

Em 2019, Rosendo lançou sua segunda obra: “Ecofeminismos: fundamentos teóricos e práxis interseccionais”. Esse livro “busca contribuir para ampliar esse debate sobre as inter-relações entre todos aqueles, humanos e não humanos, vitimados por situações de opressão”.

Outra leitura obrigatória para compreensão da relação entre o consumo da carne e o machismo – e ganhou tradução para português – é o livro de Carol J. Adams, “A política sexual da carne”. O livro une o feminismo e o vegetarianismo, mostrando a relação entre o consumo de carne e a dominação masculina.

Esses três livros – escritos por mulheres – aprofundaram o conceito trazendo uma compreensão bastante embasada sobre o ecofeminismo. Porém, em inglês, existem outras obras que detalham bastante o assunto. Se você domina o idioma, confira também os livros:

1. Ecofeminism de Maria Mies e Vandana Shiva;

2. Ecofeminist Philosophy: A Western Perspective on What It Is and Why It Matters de Karen J. Warren;

3. Ecological Politics: Ecofeminists and the Greens de Greta Gaard.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/07/2020

 

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.