Documentário ‘Biofilia – Em busca da conexão’ traz reflexão sobre a conexão do ser humano com a natureza

 

Documentário ‘Biofilia – Em busca da conexão’ traz reflexão sobre a conexão do ser humano com a natureza

A produção “Biofilia – Em busca da conexão” trata da integração das cidades com o meio ambiente e a inclusão de elementos naturais nos projetos arquitetônicos

O filme conta com a participação de entrevistados renomados, como Hans Donner, Araquém Alcântara e Christian Dunker

A vida nas cidades afastou as pessoas da natureza. O contato com vegetação e animais ficou restrito a poucas áreas verdes, como parques e praças. Esta ausência da natureza faz falta para o ser humano, que fica mais suscetível à depressão e ao stress. Visando recuperar esta proximidade com a natureza, arquitetos e designers vêm buscando incorporar o natural em seus projetos, no conceito chamado Biofilia (do grego, “amor pela vida”).

 

Design Biofílico
Design Biofílico. Foto: Alexandre Oliveira – Jafo

 

Com o objetivo de tratar deste importante tema, está sendo lançado o documentário “Biofilia – Em busca da conexão”, com direção e roteiro do cineasta Jean Bergerot, especializado na produção de documentário de arquitetura, arte e design da produtora LabDesign.TV. O filme será disponibilizado na íntegra no canal do youtube LabDesign. Esta é a chance de ver em casa e com alta resolução a produção que seria exibida no cinema, aproveitando o momento de isolamento para conferir um conteúdo de alta qualidade e informação.

O filme contou com a participação de nomes de destaque. Entre eles, o designer gráfico conhecido internacionalmente Hans Donner, o renomado fotógrafo de natureza Araquém Alcantara, o psicanalista, professor da USP e vencedor do Prêmio Jabuti Christian Dunker, o designer de mobiliário especializado na construção de peças a partir da madeira de árvores caídas Hugo França, entre outros.

“Muito mais do que usar a palavra Biofilia e mostrar a aplicabilidade na arquitetura, é mais interessante entender a origem desse movimento, da nossa necessidade de retorno a essa conexão com a natureza, de onde está vindo e porque isto está sendo apontado como terapêutico, não só por arquitetos, mas por neurocientistas, psiquiatras e psicólogos”, explica Jean.

O documentário foi realizado com o apoio do escritório de arquitetura, design e engenharia IT’S Informov. “A natureza é essencial para a vida das pessoas e passou da hora de buscar esta reconexão com o natural. Esta é a razão que nos levou a subsidiar a realização deste filme. Precisamos falar sobre o tema, conscientizar sobre a importância da natureza, a necessidade de trazer o natural para dentro dos escritórios, das empresas”, afirma Marcelo Breda, CEO da IT’S Informov.

A produção pode ser usada em aulas e palestras sobre o meio ambiente, já que analisa a relação do homem com a natureza. Além disso, o documentário deseja gerar nos ambientes corporativos uma reflexão sobre a necessidade de trazer o natural para o dia a dia das pessoas, para os locais de trabalho e residências. A Biofilia contribui para o aumento do bem estar e do conforto dos colaboradores das empresas, tornando-os mais produtivos e criativos, gerando espaços mais abertos à integração e ao relaxamento.

O cineasta acredita que o documentário também é importante para esclarecer a diferença entre Biofilia e arquitetura sustentável, dois conceitos diversos que muitas vezes são confundidos. A arquitetura sustentável utiliza materiais de origem sustentável e não necessariamente destaca a presença de natureza nos projetos.

LINK PARA ASSISTIR O DOCUMENTÁRIO: http://www.youtube.com/watch?v=_R840HRw6KY&list=PLCa1qlRYG6aw8BWcLF900yGbECfr8CGvi&index=2&t=0s

Ficha Técnica

Documentário “Biofilia – Em busca da conexão”

Direção: Jean Bergerot

Argumento e pesquisa: Jean Bergerot e Luiza Karam

Cinegrafistas: Agamenon Mariz e Maria Verçosa

Produção: Maria Verçosa

Edição e finalização: Wesley Azevedo

Trilha sonora: Julio Queiroz

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/05/2020

[cite]

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top