EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

As Contribuições da Sociologia para o Problema de Sustentabilidade, artigo de José Austerliano Rodrigues

 

artigo

As Contribuições da Sociologia para o Problema de Sustentabilidade, artigo de José Austerliano Rodrigues

[EcoDebate]

O objetivo principal da sustentabilidade é sustentar a sociedade, encontrar um modo de existência social humana que possa ser praticada no futuro.

Os processos ambientais e ecológicos são sistemas de suporte físico para a sociedade e a sua integridade deve ser mantida a fim de que a sociedade exista fisicamente.

A economia, troca de bens e serviços, é o mecanismo dentro da sociedade que assegura ou, pelo menos promove, o bem-estar de cada indivíduo na sociedade. Portanto, as ideias de sustentabilidade devem ser integradas nas questões sociais, em cada nível, à medida em que a sustentabilidade amadurece como um conceito e um objetivo.

Eakins (2000) define sustentabilidade social como uma habilidade da sociedade em manter os meios de se criar riqueza e reproduzi-la, fortalecendo a integração e coesão social. Nas sociedades industriais do Ocidente existe uma percepção de que o mais importante contribuinte do bem-estar humano é o consumo, que direciona o crescimento econômico e, também, o objetivo da política econômica que é o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Este sistema facilita problemas ambientais através do superconsumo e problemas sociais de redução da coesão, através de um individualismo consumista (EAKINS, 2000).

O problema da sustentabilidade é um problema social, facilitado pelo sistema econômico e manifestado na degradação ambiental, um problema da estrutura social e valores que evoluíram ao longo da história humana, mas que agora podem ser prejudiciais à mesma sociedade que os criou.

Preocupações com os problemas ambientais surgiram devido aos esforços da ecologia e outras ciências físicas. A economia por muito tempo estudou a produção, comércio e consumo das sociedades. A sociologia estudou as sociedades e as forças de sua formação, desenvolvimento, mudança e destruição.

A sociedade em si criou estes três campos e sustentabilidade os chama para assegurar a viabilidade continuada da sociedade. O estudo da sociologia pode revelar insights valiosos nos campos do meio ambiente e da economia, visto que são criações sociais, bem como na sociedade em si. A literatura tem nos mostrado as contribuições da sociologia para o problema de sustentabilidade.

José Austerliano Rodrigues, residente em Campina Grande – PB. Doutor em Marketing Sustentável pela UFRJ, especialista em sustentabilidade e marketing e professor, com interesse em pesquisa em sustentabilidade de marketing, marketing sustentável, comportamento do consumidor e responsabilidade social. E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/05/2020

[cite]

 

PUBLICIDADE




 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.