EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Uma morte pelo coronavírus a cada 1 minuto e 40 segundos no Brasil, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

 

[EcoDebate] O Brasil bateu um triste recorde, no dia 12 de maio de 2020, com o registro de 881 mortes pela covid-19 em 24 horas (fora as subnotificações). Isto significa 37 mortes por hora ou 1 morte a cada 1 minuto e 40 segundos.

Ainda no dia 12/05, o número de novas pessoas infectadas foi de 9.258 em 24 horas. Isto representa 386 pessoas infectadas por hora e mais de 6 pessoas infectadas por minuto, como pode ser visto no gráfico abaixo.

O mundo atingiu 4,3 milhões de casos e 292,5 mil mortes, com uma taxa de letalidade de 6,7% no dia 12/05. O Brasil atingiu 177.589 casos (4,1% do total global) e 12.400 mortes (4,2% do total), com uma taxa de letalidade de 7%.

Nos 12 primeiros dias de maio, o número de casos no mundo cresceu a 2,1% ao dia e o número de mortes cresceu a 1,9% ao dia. No Brasil, no mesmo período, os casos cresceram a 6,4% ao dia e as mortes cresceram a 6,3% ao dia. Portanto, a pandemia no Brasil se expande a uma taxa 3 vezes maior do que a média mundial.

número diário de casos e de mortes pela covid-19 - Brasil

No início da pandemia, os casos estavam concentrados, principalmente, nas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro. O gráfico abaixo mostra que, no dia 01 de abril, cerca de 50% dos casos estavam nas duas maiores cidades do país e a outra metade dos casos estava no restante do país, especialmente em algumas capitais do Norte e Nordeste. Mas no dia 11 de maio, o percentual dos casos nas duas megalópoles brasileiras estava em 22,8% e no restante do país estava em 77,2%. Portanto, a epidemia do novo coronavírus não somente se expandiu, como também se espalhou pelo território nacional.

distribuição percentual entre o número de casos covid-19

A figura abaixo, retirada do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, mostra como a epidemia do coronavírus já se encontra em todas as Unidades da Federação e já chegou ao litoral e ao interior. O mapa da esquerda mostra a distribuição espacial do número de casos pelos municípios do país e o mapa da direita mostra a distribuição das mortes.

a epidemia do novo coronavirus se espalha pelo brasil

O ritmo da pandemia no Brasil cresce cerca de três vezes mais rápido do que a média mundial e também cerca de 3 vezes o ritmo dos Estados Unidos. Assim, o país caminha para ultrapassar os países europeus que estão no topo do ranking global e deve ocupar o 2º lugar até o início do mês de junho. Mas se nada for feito para evitar o pior, o Brasil pode se tornar o líder mundial desta triste estatística de casos e mortes da covid-19, ultrapassando, até mesmo os EUA.

José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
Doutor em demografia, link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/05/2020

[cite]

 

PUBLICIDADE




 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.