EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

OMS alerta que não há comprovação de que recuperados da COVID-19 estejam imunes ao vírus

 

OMS alerta que não há comprovação de que recuperados da COVID-19 estejam imunes ao vírus

ONU

 

Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou no dia 24 de abril um documento – baseado em dados científicos – alertando que ainda não foi comprovado que quem já tenha sido infectado esteja imune à doença.

Para a OMS, os testes de laboratório que detectam os anticorpos para o novo coronavírus precisam de uma validação mais completa para determinar sua precisão e confiabilidade. Até 26 de abril, a OMS confirmou ter sido notificada de 2.774.135 casos e de 190.871 mortes devido à COVID-19.

A agência continua examinando as respostas dos anticorpos em relação à infecção pelo novo coronavírus, como parte de sua orientação sobre o ajuste de medidas de saúde públicas e sociais para a próxima fase da resposta à COVID-19.

A OMS revela que embora a maioria dos estudos relevantes mostre que as pessoas que se recuperaram da infecção possuem anticorpos para o vírus, até agora “nenhum estudo avaliou se a presença de anticorpos contra a Sars-CoV-2 confere imunidade à infecção subsequente por esse vírus em humanos”.

A OMS aponta que alguns governos defendem que a detecção de anticorpos para o novo coronavírus poderia servir de base para se criar um ‘passaporte de imunidade’ ou ‘certificado livre de risco’. Esse documento permitiria a viagem ou o retorno de indivíduos para o trabalho, assumindo que estas pessoas estariam protegidas de uma nova infecção.

“Nesse momento da pandemia, não há evidências suficientes sobre a eficácia da imunidade mediada por anticorpos para garantir a precisão de um ‘passaporte de imunidade’ ou ‘certificado sem risco’”, alertou a OMS.

A advertência da OMS é de que o uso de tais certificados pode aumentar os riscos de transmissão continuada.

A agência explicou que existe a possibilidade de a maioria das pessoas infectadas com a COVID-19 desenvolva uma resposta de anticorpos que forneça algum nível de proteção. O que falta saber é o nível de proteção e/ou quanto tempo essa proteção vai durar.

A OMS trabalha com cientistas de todo o mundo para entender melhor a resposta do corpo à infecção pelo novo coronavírus.

Acelerador de Acesso a Ferramentas da COVID-19

No dia 24 de abril, ocorreu o lançamento virtual do “Acelerador de Acesso a Ferramentas da COVID-19” que contou com a participação de representantes de todos os cantos do planeta, potencializando o engajamento e suporte para a produção de diagnósticos, terapias e vacinas que podem salvar vidas contra esse inimigo sem prescedente.

Para o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus “o mundo precisa dessas ferramentas e precisa delas rapidamente”.

A OMS desenvolveu diagnósticos que estão sendo usados por vários países e atualmente está coordenando o ensaio clínico ‘Solidariedade’, que vai comparar a segurança e a eficácia de quatro medicamentos ou combinações diferentes.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que um mundo livre da COVID-19 exige o maior esforço de saúde pública da história global. “Os dados devem ser compartilhados, a capacidade de produção preparada, os recursos mobilizados, as comunidades envolvidas e a política reservada. Eu sei que nós podemos fazer isso. Eu sei que podemos colocar as pessoas em primeiro lugar”, explicou o secretário-geral.

Guterres sublinhou que, em um mundo interconectado, ninguém está livre do novo coronavírus. “A COVID-19 não respeita fronteiras, em qualquer lugar é uma ameaça para as pessoas em todos os lugares”, concluiu.

 

Da ONU Brasil, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 29/04/2020

[cite]

 

PUBLICIDADE




 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.