A desobediência a Gaia e a COVID-19, artigo de Eloy F. Casagrande Jr.

 

artigo

– Menino, leva um casaco, vai esfriar!

– Vem para dentro moleque, não vai ficar no sereno que você pega um resfriado!

– Coloca o sapato guria, quer ficar doente!

[EcoDebate] Mãe cuida! Sempre foi assim! Atenta, protetora, sábia!

Mãe Terra também é assim! Gaia nos avisou! Nos deu todos os sinais, implorou! Foi vendo suas florestas sendo derrubadas, os recursos sendo arrancados do seu ventre, o ar sendo poluído, os rios envenenados, os mares se enchendo de plásticos, seus animais sendo arrancados dos seus habitas naturais e traficados. Tentou nos comunicar, nos enviou sinais de fumaça, os incêndios estavam por aí, em todas as partes, até o dia do basta!
Agora nos colocou de castigo! Vão para seus quartos e reflitam, trancados, no cantinho do pensamento! Fiquem em casa, quetinhos! Deixem eu cuidar da biosfera, de recuperar um pouco a saúde e depois veremos como vocês se comportam!

Para isto Gaia não criou um cataclisma! Não foi um meteoro, um terremoto, não houve um dilúvio! Foi um vírus! E não foi o primeiro, também nos alertou antes, H1N1, Sars, Ebola, entre outros! Nos disse: Olha do que sou capaz, isto é somente uma amostra, repensem seus comportamentos, não vou aguentar!

Grande parte destes vírus passaram de animais para os seres humanos, sejam animais criados em larga escala para consumo, sejam os selvagens, também consumidos em muitos países. Uma coisa eles têm em comum, a destruição de natureza, seja para a expansão das cidades, das áreas agrícolas, da mineração, da ganância, da irresponsabilidade! Os vírus perdendo seu habitat natural, vai procurar outro hospedeiro, nós!

O mais recente vírus tem o desenho de uma coroa! Simbólico não é? Quem usa coroa? Reis, príncipes, uma elite do poder e que acreditava estar protegida nos seus castelos! Só que não mais! Muralhas de pedra não podem deter o vírus! Nem condomínios de luxo, iates, jatinhos particulares ou SUVs com ar condicionado!

O corona tem o desenho com uma estética infantil, invisível, tão pequenininho, que só pode ser ver em microscópio eletrônico! As fotografias coloridas feita a partir dos microscópios são verdadeiras pinturas! Cores vibrantes e atraentes, podiam estar em qualquer galeria de arte! A expressão da morte não é uma caveira, mas um quadro de Mondrian!

A família do corona vírus está por aí entre nos desde os anos 60! É conhecido como um RNA, um ácido ribonucleico! Um daqueles nomes que tínhamos que decorar para responder a perguntas do vestibular. Lembram? Nem sabíamos porque, agora sabemos! São seres acelulares e que desempenham uma complexa síntese bioquímica para se reproduzir e se propagar. Usa uma célula hospedeira como mãe e depois a mata, portanto, é um parasita! Lembram do filme? Uma boa analogia, não acham? A mãe célula o acolhe, para depois ser sacrificada! Irônico, não?

Irônico também é a forma como mata depois de sacrificar várias células-mães do nosso organismo! Nos sufoca! Nos deixa sem ar! Aquele mesmo que tínhamos de graça todos os dias, produzido pelo processo da fotossíntese das árvores. Estas a qual não damos valor, que derrubamos para fazer papel, casas, móveis! Uma árvore adulta consegue absorver, em um ano, aproximadamente 22 quilos de gás carbônico, e produzir oxigênio suficiente para a respiração de dois adultos. As árvores também possuem a capacidade de absorver entre 55 e 109 quilos de gases poluentes como o dióxido de enxofre, oriundos da queima do carvão; os óxidos nitrosos, provenientes dos escapamentos de carros e caminhões; e partículas poluentes vindas, principalmente, do diesel. Zonas urbanas arborizadas possuem 60% menos de partículas de poluição.

Agora imagine o que uma floresta é capaz de fazer! A Amazônia, que já perdeu cerca de 20% de suas árvores, retira, anualmente, até dois bilhões de toneladas de gás carbônico da atmosfera, através da fotossíntese, e ela retorna para atmosfera cerca de 1,5 bilhões de toneladas de oxigênio. Não, a Amazônia não é o “pulmão do mundo”! Esta quantidade de oxigênio é uma fração muito pequenininha, 0,001% do oxigênio do planeta. No entanto, ela presta outros serviços essenciais pela sua rica biodiversidade. A regulação do clima, produção de chuvas para a agricultura, proteção de seus rios, garantia de que tenhamos a umidade do ar, alimentos e também ser o território para milhares de pessoas que dependem dela, os povos da floresta, entre eles as últimas etnias indígenas brasileiras.

Em fato quem realmente produz uma grande quantidade de oxigênio para todos os seres poderem respirar na Mãe Terra, é um filhote também muito pequeno, o fitoplâncton, algas microscópicas que vivem nos oceanos! Cientistas acreditam que estas algas são responsáveis por 50% do oxigênio produzido no Planeta e absorve até 30% do dióxido de carbono emitido pelo homem!

Irônico aqui também é o sacrifício deste microscópico ser! Aqui o filho se sacrificando pela mãe! Como absorve dióxido de carbono da atmosfera, o fitoplâncton afunda quando morre, levando esse carbono para o mar profundo! Através da fotossíntese, esses organismos transformam o carbono inorgânico na atmosfera e na água do mar em compostos orgânicos, tornando o fitoplâncton um ator importante para o equilíbrio climático.

Em 1969, o químico James Lovelock descreveu em uma conferência científica, que a Terra é um organismo vivo, criando a Hipótese de Gaia, nomeada após a Deusa Grega da Terra, considerando que nosso planeta é uma entidade viva, que respira e se auto regula. Que funciona através da organização de todas as formas de matéria como orgânico e inorgânico, com o objetivo de criar um ambiente sustentável para a vida.

Esta ideia de Lovelock de uma Terra viva sofreu duras críticas de seus colegas. A crença da Terra como um ser vivo é uma idéia que ganhou mais céticos do que seguidores, mas as mentes estão mudando e evidências continuam a surgir. Seria o ataque viral da família do corona uma resposta do Planeta para o autorregulação?

Na teoria de Gaia, a Terra como organismo vivo, é capaz de obter energia para seu funcionamento, regular seu clima e temperatura, eliminar seus detritos e combater suas próprias doenças, ou seja, assim como os outros seres vivos. Sugere também que os seres vivos são capazes de modificar o ambiente em que vivem, tornando-o mais adequado para sua sobrevivência. Para Lovelock, os ecossistemas podem ser vistos como superorganismos que possuem algumas características das entidades vivas, isto é, auto-regulação, homeostase (tendência que o organismo tem de se estabilizar) e metabolismo.

Nessa linha de pensamento, podemos deduzir, afinal, que em fato o vírus somos nós! Com o isolamento social de milhões de pessoas devido ao COVID-19, a poluição foi reduzida em vários países, assim como a emissão dos gases do efeito estufa, rios e oceanos parecem estar mais limpos e a fauna reapareceu em diversos lugares! Apelos que os cientistas e ambientalistas vem fazendo há anos! Para dar um break, mudar o rumo, agora mais ainda devido ao aquecimento global e as mudanças climáticas! Não foram ouvidos! Nem mesmo os apelos da adolescente Greta Ernman Thunberg, que cativou o mundo pelo seu ativismo, tem surtido efeito!

A menina Greta, com suas tranças nórdicas é um antivírus! Uma vacina contra este modelo insustentável! Fez uma greve solitária pelo clima em setembro de 2018, sentada na frente do Parlamento Sueco, por vários dias pedindo para que seu país reduzisse as emissões de carbono, de acordo com o Acordo de Paris. Durante o horário escolar, segurava a placa com os dizeres “Skolstrejk för klimatet” (de greve da escola pelo clima). Ganhou seguidores no mundo todo, contaminou-nos com sua determinação e coragem. Fez discurso na COP24 das Nações Unidas, a cúpula das alterações climáticas e, em 2019, foi considerada personalidade do ano pela revista americana Time. Greta é diferente, foi diagnosticada com síndrome de Asperger, sendo motivo de piadas dos negacionistas. Para isto ela tem algumas respostas: “ser diferente é um superpoder” e “não me escutem, escutem os cientistas”! Certamente, no futuro Greta será uma boa mãe, para cuidar dos seus filhos e do Planeta!

Discordando ou não, a Hipótese de Gaia nos chama a atenção para as relações existentes entre o modelo econômico que adotamos e a saúde da Terra! Entre os seres vivos e o meio ambiente, e principalmente para as relações existentes entre nossa espécie e as outras. Também a crise do COVID-19 nos mostra o quão é perigoso o desdém a ciência e as pesquisas, o pouco caso feito dos apelos de Greta, afinal ela é apenas um adolescente, pequena, de aparência frágil como o corona! Nossa desobediência a Mãe Terra, agora mostra que estamos em relação direta apenas com um ser vivo e perigoso: o corona vírus! Nada será igual depois dele, acreditem, mãe está sempre certa!

Prof. Eloy F. Casagrande Jr., PhD. Coordenador do Escritório Verde da UTFPR

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/04/2020

A desobediência a Gaia e a COVID-19, artigo de Eloy F. Casagrande Jr., in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 1/04/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/04/01/a-desobediencia-a-gaia-e-a-covid-19-artigo-de-eloy-f-casagrande-jr/.

 

PUBLICIDADE




 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top