EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Clima extremo afeta fontes de energia renováveis

 

energia solar

 

Clima extremo afeta fontes de energia renováveis

As mudanças climáticas, com mais e mais tempestades e ondas de calor, também têm consequências para o nosso suprimento de energia.

Uma equipe de pesquisa internacional desenvolveu um novo método para calcular como o clima extremo afeta os sistemas de energia.

University of Gothenburg*

As mudanças climáticas são frequentemente descritas em termos de mudanças médias de temperatura. Mas são principalmente eventos climáticos extremos, como estalos frios, tempestades de outono e ondas de calor do verão, que têm maior impacto na economia e na sociedade.

E nossos sistemas de energia – especialmente sistemas que incluem fontes de energia renováveis – são altamente dependentes do clima e do clima. Até o momento, porém, não existem métodos adequados para calcular como futuros eventos climáticos extremos afetarão esses sistemas de energia.

Mudanças climáticas afetam fontes de energia renováveis

As energias renováveis, como a energia solar e eólica, desempenham um papel crucial na redução das mudanças climáticas, substituindo parcialmente as fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis.

“Mas sua capacidade é altamente dependente das condições climáticas, o que torna sua participação no sistema energético existente um desafio quando se trata de confiabilidade e estabilidade”, diz Deliang Chen, professor de meteorologia física da Universidade de Gotemburgo e um dos cinco pesquisadores da equipe internacional de pesquisa.

Novo método

Os pesquisadores agora desenvolveram um novo método para prever como os sistemas de energia que contêm tecnologia de energia renovável podem ser afetados no futuro por uma mudança climática, com foco em condições climáticas extremas.

Os pesquisadores usaram o método para analisar 30 cidades suecas, incluindo Gotemburgo, Estocolmo e Malmö. Os resultados mostram que futuros eventos climáticos extremos podem ter um impacto considerável nos sistemas de energia.

“Quando usamos o método em 30 cidades suecas e consideramos 13 cenários de mudança climática, vimos incerteza no potencial de energia renovável e demanda de energia”.

A diferença entre o acesso e a demanda de energia pode, com certas variações climáticas futuras, chegar a 34%.

“Isso significa uma redução na confiabilidade da fonte de alimentação de até 16% devido a eventos climáticos extremos.”

Colaboração necessária

Diante das próximas mudanças climáticas, moldar e otimizar um sistema de energia que possa coordenar fontes de energia renováveis ??no suprimento de energia requer uma estreita colaboração entre especialistas em sistemas de energia e pesquisadores do clima, de acordo com Deliang Chen.

“Precisamos desse tipo de colaboração para lidar com a complexidade dos sistemas climáticos e energéticos e para poder prever os efeitos multidimensionais que aguardam.”

O artigo Quantifying the impacts of climate change and extreme climate events on energy systems foi publicado recentemente na revista científica internacional Nature Energy.

Referência:

Perera, A.T.D., Nik, V.M., Chen, D. et al. Quantifying the impacts of climate change and extreme climate events on energy systems. Nat Energy 5, 150–159 (2020). https://doi.org/10.1038/s41560-020-0558-0

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/02/2020

[cite]

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.