Telhados verdes com cisterna favorecem a drenagem urbana

 

Drenagem Urbana: Construções precisam aumentar áreas verdes e captar água da chuva

Por Thais Gonzales

As fortes chuvas em Belo Horizonte e São Paulo trouxeram à tona a grande problemática das enchentes que afeta não só essa região, mas outras cidades também. O desafio é diminuir a impermeabilização nas cidades para melhorar a drenagem urbana. Isso significa aumentar áreas verdes nos diversos tipos de construções.

“A falta de áreas verdes diminui a capacidade de o solo absorver a água da chuva. Por isso, as construções precisam reservar áreas sem concreto deixando parte do lote permeável. Além disso, é fundamental armazenar água da chuva”, explica o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado, empresa especialista em infraestrutura verde e design biofílico.

Feijó lembra que a necessidade de repensar a drenagem urbana não é algo novo. “Em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, aprovou um documento com compromissos denominando a Agenda 21. Em teoria, as prefeituras deveriam estar comprometidas com ações para ampliar áreas verdes e captar água para reduzir as enchentes há muito tempo”.

Segundo ele, para conciliar natureza com a falta de espaço nas cidades, uma alternativa é ampliar a instalação de jardins e telhados verdes com cisternas para amortecer e captar água da chuva.

“No sistema convencional, a água escoa sobre telhas e vai direto para as ruas. Já com a cobertura verde, ela é recolhida e utilizada para a irrigação do próprio telhado e outros fins não potáveis, como jardinagem. O poder público pode ampliar os incentivos, como reduzir o IPTU, a quem investir em sistemas verdes como esse”, acrescenta.

Benefícios dos telhados verdes

As vantagens de instalar em cobertura de casas e prédios são temperaturas mais amenas no verão e no inverno, isolamento acústico, conforto térmico e, consequentemente, economia de energia, redução das ilhas de calor nos centros urbanos e reaproveitamento de água. A cobertura verde também a aumenta a biodiversidade na cidade, reduz a poluição e proporciona bem-estar.

Como funciona o telhado verde com bacia de amortecimento Azul e Verde da Ecotelhado

A água é retida através de uma estrutura colocada abaixo da vegetação formando uma bacia superior colocada sobre a laje. Assim, o excesso de chuva infiltra para a bacia de amortecimento e, lentamente, a água passa pelo tubo inferior de menor diâmetro. Além disso, quando a intensidade da chuva aumenta, a água passa a escoar também pelo tubo superior.

telhado verde com bacia de amortecimento Azul e Verde da Ecotelhado
Telhado verde com bacia de amortecimento Azul e Verde

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/02/2020

Telhados verdes com cisterna favorecem a drenagem urbana, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/02/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/02/14/telhados-verdes-com-cisterna-favorecem-a-drenagem-urbana/.

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Deixe uma resposta

Top