EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Países com maior emigração e maior imigração entre 2015 e 2020, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

 

Países com maior emigração e maior imigração entre 2015 e 2020, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

[EcoDebate] A Divisão de População da ONU divulgou, em 2019, as novas projeções populacionais para todos os países do mundo, com dados demográficos sobre a população e a estrutura etária e os componentes natalidade, mortalidade e migração. A tabela abaixo mostra os 36 países com as maiores taxas de fluxo de saída (emigração) e de fluxo de entrada (imigração) de pessoas.

tabela mostra os 36 países com as maiores taxas de fluxo de saída (emigração) e de fluxo de entrada (imigração) de pessoas

 

Segundo a Organização Mundial de Migração existem mais de 200 milhões de pessoas residindo fora do país de origem atualmente, correspondendo a 3,1% da população mundial.

A projeções da ONU utilizam o indicador taxa líquida de migração (por mil habitantes) que permite revelar os países com maior fluxo de saída (emigração) e de entrada (imigração) de pessoas.

No quinquênio 2015-20, Porto Rico liderou a lista de maior percentagem de emigração, pois está passando por uma grande crise econômica e foi atingido pelo furacão Maria – que provocou grande número de mortes e elevada destruição. Como os cidadãos porto-riquenhos possuem praticamente entrada livre nos Estados Unidos a emigração cresceu muito nos últimos anos.

A Síria tem também alta proporção de emigrantes em decorrência de uma guerra que já dura 8 anos. Mas há países que perdem população devido a problemas climáticos – como Samoa, Tonga, etc.) ou por problemas econômicos e alta incidência de pobreza – como Timor-Leste, Nicarágua, Somália, etc.). A Venezuela é um caso de desastre econômico e politico sem precedentes.

Entre os países receptores, aqueles que apresentam o maior saldo líquido de imigração são nações pequenas e com grande produção de petróleo (Bahrain, Omã, Qatar e Kuwait) ou países ricos como Luxemburgo, Alemanha, Canadá, Singapura, etc. Ainda cabe destaque as duas cidades chinesas: Macau e Hong Kong. Entre os grandes países do mundo, o destaque para receber migrantes, fica com os Estados Unidos. O Brasil apresenta taxa líquida de migração muito próxima de zero.

José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
Doutor em demografia, link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/02/2020

[cite]

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Países com maior emigração e maior imigração entre 2015 e 2020, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Fechado para comentários.