EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Telhados solares atingem 2º Gigawatt instalado no Brasil e devem crescer mais em 2020

Por: Ruy Fontes – Agência #movidos

telhado solar

A grande procura dos consumidores brasileiros pelas placas de energia solar levou a tecnologia a alcançar o seu segundo Gigawatt (GW) instalado no segmento de geração distribuída.

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a marca foi atingida no dia 10 deste mês, quando havia 171.983 sistemas fotovoltaicos instalados.

Crescendo de forma consecutiva a cada ano no Brasil, a tecnologia alcançou a nova marca em bem menos tempo que levou para conquistar seu 1º GW, em agosto do ano passado.

O início de tudo foi em 2012, quando a Aneel promulgou as regras do segmento em sua Resolução Normativa 482, que deverá ser atualizada ainda em 2020.

Essa atualização das regras foi inclusive tema de grande debate no setor em 2019, quando a Aneel sinalizou retirar o subsídio do segmento alegando suposto prejuízo das distribuidoras.

O caso teve desfecho favorável para os consumidores no começo deste mês, quando o presidente Jair Bolsonaro declarou que “está sepultada qualquer possibilidade de taxar Energia Solar”.

A afirmação veio como um alívio para o setor, que agora espera mais um ano de forte desempenho após um 2019 de recorde nas instalações.

Foram 112.741 micro e minigeradores solares instalados em todo o país no ano passado, um crescimento de mais de 212% em relação a 2018.

A forte expansão resulta em vagas de trabalho, que atraem cada vez mais profissionais capacitados para trabalhar com a venda, projeto ou instalação dos sistemas.

Quem visa uma oportunidade primeiro precisa realizar um curso técnico de energia solar, que ensina os conceitos, equipamentos e funcionamento da tecnologia, seja na modalidade presencial ou online.

Instaladores solares são a mão de obra mais requisitada no mercado, sendo necessários ao menos dois deles por instalação.

Já os profissionais formados em engenharia podem atuar como projetistas solares, desenvolvendo o projeto fotovoltaico e sendo responsável pela sua assinatura junto ao CREA de cada região.

O mercado também favorece empreendedores, que podem começar um negócio lucrativo por meio de ótimos modelos de franquia de energia solar.

De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), foram 15,6 mil trabalhadores atuando em todo o setor solar brasileiro em 2018, número que deve crescer nos próximos anos junto com o aumento das instalações.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), serão 1,3 milhão de brasileiros com geração distribuída até 2029 e somando uma capacidade instalada de 11,4 GW.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/01/2020

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Telhados solares atingem 2º Gigawatt instalado no Brasil e devem crescer mais em 2020

Fechado para comentários.