EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

São Paulo foi o segundo estado com mais sistemas solares instalados em 2019

Por: Ruy Fontes – Agência #movidos

energia solar

A procura dos brasileiros pelas placas de energia solar fotovoltaica puxou outro ano de grande crescimento para a tecnologia no país em 2019.

Segundo os dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que criou e controla o segmento de geração distribuída (GD) no Brasil, já são mais de 86 mil conexões este ano.

O volume é mais que o dobro de todas as instalações realizadas em 2018 e marca mais um ano de crescimento consecutivo para a GD desde a sua criação, em 2012.

Na divisão por estado, as instalações em 2019 seguiram um cenário já consolidado pela tecnologia no país e registraram seu segundo maior volume com a energia solar em São Paulo.

Até o final de novembro, o estado paulista acumulava 13.754 conexões e uma potência de mais de 120,5 Megawatts (MW).

Mais uma vez, a maioria absoluta das instalações foi realizada em residências, classe de consumidores mais insatisfeita com o preço pago pela energia elétrica no Brasil.

Sistemas comerciais foram o segundo em volume e atendem os mais diversos tipos de estabelecimentos e empresas que se beneficiam da economia obtida com a energia solar.

Um desses sistemas é o do Leonardo Santos, empresário e dono de um posto de gasolina na cidade de Batatais, interior do estado.

Através de um projeto inovador, que utilizou as próprias placas como “telhas” da nova cobertura da sua loja de conveniência, ele conseguiu uma economia de 60% nas contas.

Em terceiro lugar no número de conexões está o setor rural, que cresce impulsionado por algumas das melhores linhas de financiamento do mercado.

A maior expansão das placas de energia solar em São Paulo, entretanto, foi registrada nas instalações de sistemas industriais, que saltaram mais de 257% em relação ao volume de 2018.

Com preços em queda e maior facilidade para financiamento, estima-se que o número de sistemas fotovoltaicos continue crescendo em todo o Brasil.

De acordo com a estimativa oficial do Ministério de Minas e Energia (MME), serão 1,35 milhão de consumidores com geração própria de energia até 2027.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/12/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.