EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Níveis globais de biodiversidade podem ser mais baixos do que pensamos, alerta novo estudo

 

Níveis globais de biodiversidade podem ser mais baixos do que pensamos, alerta novo estudo

A progressão da mudança de terra de 1983 para 2017
A progressão da mudança de terra de 1983 para 2017, como vista dos satélites perto da fronteira Tailândia-Camboja. O antigo santuário da vida selvagem Roneam Daun Sam pode ser visto à direita da foto.

 

A biodiversidade em todo o mundo pode estar em um estado pior do que se pensava, já que as avaliações atuais da biodiversidade não levam em conta o impacto duradouro das mudanças bruscas de terra, alertou um novo estudo .

Por Stephanie Allen*, University of Sussex

O estudo mostra que menos espécies e menos indivíduos são observados em locais que foram perturbados por uma terra abrupta mudança nas últimas décadas.

Os autores alertam que áreas sujeitas a desmatamento ou intensificação da agricultura podem levar pelo menos dez anos para se recuperar, com reduções na riqueza e abundância de espécies.

Com as avaliações atuais da biodiversidade não levando em consideração os impactos das mudanças de terras no passado, os pesquisadores acreditam que o mundo natural poderia estar em um estado muito pior do que se pensava atualmente.

O principal autor, Dr. Martin Jung, disse: “Essas descobertas mostram que mudanças abruptas recentes na terra, como desmatamento ou intensificação pela agricultura, podem causar danos à biodiversidade ainda mais impactantes e duradouros do que se pensava anteriormente.

“Nosso estudo mostra que pode levar pelo menos dez anos ou mais para as áreas que sofreram mudanças abruptas recentes de terra para se recuperar a níveis comparáveis aos locais não perturbados. Isso apenas reforça o argumento de limitar os impactos da mudança de terra na biodiversidade com pressa imediata. ”

O estudo combinou dados globais sobre biodiversidade do banco de dados PREDICTS , um dos maiores bancos de dados de plantas, fungos e animais terrestres do mundo, com estimativas quantitativas de mudanças bruscas de terra detectadas usando imagens dos satélites Landsat da NASA de 1982 a 2015.

Comparando o número de plantas, fungos e animais em 5.563 locais perturbados com aqueles em 10.102 locais não perturbados em todo o mundo, da África à Ásia, os pesquisadores descobriram que a biodiversidade permanece afetada por um evento de mudança de terra por vários anos depois que ocorreu, devido a um atraso efeito.

A riqueza e a abundância de espécies foram 4,2% e 2% inferiores, respectivamente, nos locais onde ocorreu uma mudança abrupta de terra.

Além disso, os impactos sobre as espécies foram maiores se as mudanças na terra tivessem ocorrido mais recentemente e causassem maiores mudanças na cobertura vegetal. Nos locais que sofreram alterações de terra nos últimos cinco anos, houve cerca de 6,6% menos espécies observadas.

No entanto, em locais onde houve uma mudança de terra há 10 anos ou mais, a riqueza e a abundância de espécies eram indistinguíveis de locais sem uma mudança anterior de terra no mesmo período, indicando que a biodiversidade pode se recuperar após esses distúrbios.

O Dr. Jung explicou: “Para nós, os resultados indicam claramente que as avaliações de biodiversidade regional e global precisam considerar uma retrospectiva do passado para obter resultados mais precisos no presente.

“Mostramos que os dados de satélite detectados remotamente podem ajudar a fazer isso de uma maneira robusta globalmente. Nossa estrutura também pode ser aplicada às avaliações de priorização de restauração e conservação de habitat. ”

O professor Jörn Scharlemann acrescentou: “Embora o número de espécies e indivíduos pareça se recuperar mais de 10 anos após uma mudança de terra, ainda precisamos descobrir se as espécies originais originais se recuperam ou se espécies comuns comuns, como ervas daninhas, pombos e ratos, se mudam para essas áreas perturbadas. ”

Referência:

Jung, M., Rowhani, P. & Scharlemann, J.P.W. Impacts of past abrupt land change on local biodiversity globally. Nat Commun 10, 5474 (2019) doi:10.1038/s41467-019-13452-3
DOI https://doi.org/10.1038/s41467-019-13452-3

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 03/12/2019

[cite]

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Níveis globais de biodiversidade podem ser mais baixos do que pensamos, alerta novo estudo

Fechado para comentários.