EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Os (Des)Caminhos da Política Florestal Brasileira em Onze Meses, artigo de Syglea Lopes

Os (Des)Caminhos da Política Florestal Brasileira em Onze Meses, artigo de Syglea Lopes

De qual bem estamos tratando e quem está incumbido de protegê-lo?

A Constituição Federal em seu artigo 225 obriga o Poder Público, (legislativo, executivo e judiciário) a garantir proteção ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Ademais, expandiu esse poder de proteção a coletividade. Diante dos [des]caminhos que a política florestal vem tomando urge analisar o que está sendo feito no sentido de protegê-lo.

Nosso objetivo foi levantar as ações do Poder Público, com ênfase ao executivo e legislativo para saber sobre as ações referentes a condução da política florestal brasileira, em especial aquelas aplicadas à Amazônia Legal. Para isso, utilizamos o ciclo das políticas públicas: formação da agenda; formulação da política; processo de tomada de decisão; e avaliação.

Como se desenhou a agenda da política florestal?

A agenda para as florestas foi desenhada durante a campanha para a eleição presidencial de 2018. Na ocasião, foi possível identificar quais seriam os principais atores. Eles compõem as maiores frentes parlamentares nacionais, são: ruralistas, da segurança pública e a evangélica. Dentre elas, destaca-se a ruralista, conforme matéria de Renan Lúcio, indicando a época que a mesma era:

[…] a bancada, apoiada por entidades, instituições, associações etc, forma um poderoso grupo de pressão sobre o executivo e colegas do legislativo para aprovar benefícios financeiros aos fazendeiros, flexibilizar normas ambientais, impedir a realização de reforma agrária e manter o setor agroindustrial como prioridade nacional, basicamente. (https://br.sputniknews.com/opiniao/2018060711393290-bala-boi-biblia/)

Em relação aos demais atores foi sendo construído um discurso de ódio colocando-os como inimigos e, ao mesmo, tempo obstáculos, é o caso das instituições de pesquisa, povos tradicionais, organizações não governamentais, defensores do meio ambiente em geral.

O que foi formulado, selecionado e está sendo implementado como Política Florestal?

Inicialmente, identificou-se que a estratégia utilizada para implementação incluiu o enfraquecimento do poder de polícia. Possível de ser observado na: redução das ações de fiscalização; divulgação previa das áreas a serem fiscalizadas; exoneração de inúmeros servidores dos órgãos ambientais; redução do orçamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade – Icmbio, de acordo com dados do Instituto Socioambiental – ISA os cortes foram no valor de R$24,8 milhões e R$5,4 milhões, respectivamente (https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/efeito-bolsonaro-promove-maior-aumento-anual-do-desmatamento-neste-seculo).

Abaixo gráficos usados pelo Observatório do Clima para ilustrar a redução da fiscalização (http://www.observatoriodoclima.eco.br/sob-bolsonaro-autuacoes-ibama-sao-menores-em-uma-decada/).

Política Florestal Brasileira,Bolsonaro Política Florestal Brasileira,descaminhos da política florestal,política florestal Política Florestal Brasileira,Bolsonaro Política Florestal Brasileira,descaminhos da política florestal,política florestal

Também foi observado inúmeras tentativas de afrouxamento das normas ambientais, em várias frentes: licenciamento ambiental, código florestal, Sistema Nacional de Unidade de Conservação – SNUC.

Houve ainda, a ação objetivando limitar a participação da sociedade na construção das políticas ambientais por meio do decreto n.º 9.806 de 2019, que alterou a composição do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, reduzindo a participação da sociedade civil.

E a avaliação da política florestal?

Com base nos fatos apresentados observou-se em relação a implementação: a) avanço no desmatamento das florestas, segundo o INPE entre agosto de 2018 e julho de 2019, houve um aumento relativo de 29,9% (https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/efeito-bolsonaro-promove-maior-aumento-anual-do-desmatamento-neste-seculo) b) avanço as áreas protegidas, foram 1.864,2 km2 em alertas, e representam um aumento de 278% em comparação com o mês de julho de 2018. (https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/efeito-bolsonaro-promove-maior-aumento-anual-do-desmatamento-neste-seculo) c) conflitos no campo, até setembro de 2019 já havia 18 assassinatos (https://www.brasildefato.com.br/2019/09/30/campeoes-de-desmatamento-e-queimadas-na-amazonia-sao-dominados-pelo-gado-e-pela-soja/ ). d) descrédito dos órgãos ambientais e da legislação ambiental brasileira; e) suspensão do financiamento de projetos para proteção da floresta e da biodiversidade na Amazônia; f) alta probabilidade de perda de mercado internacional, principalmente o europeu.

É possível reverter esse quadro?

Caso seja interesse do governo mudar este cenário, ainda há tempo. Para isso precisará reverter o que desmantelou e realizar as seguintes ações:

a) retornar à estruturação do Ministério do Meio Ambiente – MMA;

b) aportar recurso orçamentário aos órgãos ambientais e libertar seus fiscais para o exercício do seu poder de polícia referente as atividades ilegais, e nomear imediatamente profissionais para os cargos vagos;

c) reforçar a proteção às unidades de conservação e terras indígenas

d) permitir ao Serviço Florestal Brasileiro – SFB que possa fazer a gestão das florestas públicas, priorizando ações em terras públicas ainda não destinadas;

e) combater a grilagem evitando regularizar terras públicas para invasores, destinando essas terras, conforme previsão constitucional à reforma agrária e/ou à proteção ambiental;

f) priorizar a implementação do código florestal fortalecendo seus instrumentos;

g) garantir os direitos dos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares;

h) reconhecer e garantir o direito a participação da sociedade na proteção do patrimônio ambiental nacional.

Foi possível observar os descaminhos da política florestal com impactos negativos em apenas onze meses do atual governo, acendendo um alerta e indicando ao Poder Público a necessidade de revisão desta política, tornando o processo democrático, o que implica a inserção da sociedade na construção da mesma.

Syglea Lopes
Dra. Direitos Humanos e Meio Ambiente 

Ma. Instituições Jurídicas e Sociais da Amazônia – direito ambiental

Esp. Gestão de Pessoas

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/11/2019

[cite]

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Os (Des)Caminhos da Política Florestal Brasileira em Onze Meses, artigo de Syglea Lopes

Fechado para comentários.