EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo revela aumento nos impactos de carbono devido a perdas de florestas tropicais intactas entre 2000 e 2013

 

Estudo revela aumento nos impactos de carbono devido a perdas de florestas tropicais intactas entre 2000 e 2013

Wildlife Conservation Society, Global Conservation Program*

  • LEIA O ESTUDO:  https://advances.sciencemag.org/content/5/10/eaax2546
  • Novos números revelam um aumento impressionante nos impactos de carbono – 626% a mais do que se pensava anteriormente – devido a perdas de floresta tropical intacta entre 2000 e 2013
  • O valor é equivalente a aproximadamente dois anos de emissões globais de mudanças no uso da terra
  • O aumento dramático nos números vem do fatoramento da contabilidade total de carbono a longo prazo, incluindo extração seletiva de madeira, efeitos de borda e perda de vida selvagem
  • O estudo também considerou as remoções de carbono perdidas – o seqüestro de carbono que ocorreria se a floresta desmatada ou degradada permanecesse intacta após o ano 2000.
  • Os autores alertam que os benefícios da mitigação da mudança climática por permanecerem intactas na floresta tropical diminuirão em breve se a taxa de perda continuar a acelerar.
  • Ainda existem 549 milhões de hectares de florestas tropicais intactas, mas a extensão está diminuindo rapidamente.

Áreas de floresta tropical que permaneceram intactas em 2013 ou foram perdidas entre 2000 e 2013
Áreas de floresta tropical que permaneceram intactas em 2013 ou foram perdidas entre 2000 e 2013.
( A a C ) Mapas inseridos com bordas alaranjadas mostram parcelas remanescentes e perdidas de floresta intacta na América Latina, África Central e Ásia-Pacífico. A segunda linha de mapas inseridos (bordas pretas) mostra a distribuição espacial de atividades que causam emissões de carbono e impedem a remoção de carbono em áreas florestais intactas. As áreas registradas seletivamente foram simuladas dentro de parcelas perdidas aplicando um buffer de 1 km em torno das estradas mapeadas no conjunto de dados do OpenStreetMap ( www.openstreetmap.org ). Novas margens da floresta foram simuladas aplicando tampões de 500 m ao redor de pegadas da área queimada e do desmatamento.

 

Um novo estudo na revista Science Advances diz que os impactos de carbono causados ​​pela perda de florestas tropicais intactas foram subnotificados.

O estudo calcula novos números relativos à floresta tropical intacta perdida entre 2000 e 2013 que mostram um aumento impressionante de 626% nos impactos líquidos de carbono a longo prazo até 2050. O total revisado equivale a dois anos de todas as emissões globais de mudanças no uso da terra .

Os autores do estudo, da WCS, Universidade de Queensland, Universidade de Oxford, Sociedade Zoológica de Londres, Instituto de Recursos Mundiais, Universidade de Maryland e Universidade do Norte da Colúmbia Britânica, descobriram que o desmatamento direto de florestas tropicais intactas resultou em apenas 3,2% das emissões brutas de carbono de todo o desmatamento nos pan-trópicos. No entanto, quando consideraram a contabilização completa do carbono, que considera as remoções de carbono perdidas (sequestro de carbono que ocorreria anualmente no futuro se a floresta desmatada ou degradada permanecesse intacta após o ano 2000), extração seletiva, efeitos de borda e declínios de árvores densas espécies devido à caça excessiva de animais dispersantes de sementes, eles descobriram que o número disparou por um fator mais de seis vezes.

Disse o autor principal do estudo, Sean Maxwell, da WCS e da Universidade de Queensland: “Nossos resultados revelaram que a destruição contínua de florestas tropicais intactas é uma bomba-relógio para as emissões de carbono. Há uma necessidade urgente de proteger essas paisagens, porque elas desempenham um papel indispensável na estabilização do clima. ”

Segundo as estimativas de 2013, restam 549 milhões de acres de florestas tropicais intactas. Apenas 20% das florestas tropicais podem ser consideradas “intactas”, mas essas áreas armazenam cerca de 40% do carbono acima do solo encontrado em todas as florestas tropicais.

Os autores dizem que a retenção intacta de florestas raramente atrai financiamento de esquemas projetados para evitar emissões de mudanças no uso e cobertura da terra nos países em desenvolvimento.

Notavelmente, a abordagem Reduzir Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD +) permite que os países em desenvolvimento recebam incentivos financeiros para melhorar os estoques de carbono ou evitar a perda de carbono que de outra forma seria emitida devido ao uso e alteração da cobertura do solo. Entre outras atividades, o REDD + cobre o apoio à conservação de florestas que não estão sob ameaça imediata e foi formalmente adotado pelas partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2008 na 14ª Conferência das Partes na Polônia. Desde então, no entanto, o apoio financeiro e a implementação se concentraram predominantemente em áreas com altas taxas históricas de desmatamento (ou seja, ‘fronteiras do desmatamento’).

Acredita-se que isso proporcione reduções de emissões mais imediatas e mais claramente demonstráveis ​​do que a conservação de áreas florestais intactas. Estes últimos tendem a ser tratados como fontes insignificantes de emissões como resultado dos prazos curtos e das premissas conservadoras sob as quais o REDD + opera – premissas que o presente estudo sugere que estão fazendo com que as principais oportunidades sejam perdidas.

Tom Evans, co-autor do estudo, disse à WCS: “O valor relativo de reter áreas de florestas tropicais intactas aumenta se alguém adota uma visão de longo prazo e considera o provável estado das florestas do mundo em meados do século – uma data importante para o Acordo de Paris. A expansão agrícola, a extração de madeira, a infraestrutura e os incêndios reduziram a extensão global das florestas intactas em 7,2% entre 2000 e 2013, mas as eventuais emissões de carbono bloqueadas por essas perdas não foram estimadas de forma abrangente. ”

Os autores continuam dizendo que é necessária uma análise comparável para florestas intactas fora dos trópicos, como as florestas boreais do Canadá e da Rússia, dado que aproximadamente metade a dois terços das remoções de carbono nos ecossistemas intactos da Terra ocorrem fora dos trópicos. Sem esse serviço de limpeza global, o CO 2 das atividades humanas se acumularia na atmosfera notavelmente mais rápido do que atualmente.

Disse o co-autor James Watson, da WCS e da Universidade de Queensland: “Claramente, o potencial de mitigação climática de reter florestas intactas é significativo, mas sem uma ação proativa de conservação dos governos nacionais, apoiada pela comunidade global, esse potencial continuará a diminuir.

Pelo menos 35% das florestas intactas estudadas abrigam e são protegidas por povos indígenas. As florestas intactas também fornecem níveis excepcionais de muitos outros serviços ambientais – por exemplo, protegem as bacias hidrográficas muito melhor do que as florestas degradadas, devolvem a umidade ao ar que cai em regiões distantes como a chuva e ajudam a manter um grande número de espécies a salvo da extinção. W galinha em comparação com as florestas que foram degradadas por atividades humanas em larga escala, florestas intactas são mais resistentes a choques, tais como incêndios e à seca e, geralmente, menos acessíveis à exploração madeireira e conversão agricultura, tornando-os um dos nossos melhores apostas de conservação em face da um clima que muda rapidamente.

Referência:

Degradation and forgone removals increase the carbon impact of intact forest loss by 626%
BY SEAN L. MAXWELL, TOM EVANS, JAMES E. M. WATSON, ALEXANDRA MOREL, HEDLEY GRANTHAM, ADAM DUNCAN, NANCY HARRIS, PETER POTAPOV, REBECCA K. RUNTING, OSCAR VENTER, STEPHANIE WANG, YADVINDER MALHI
Science Advances 30 Oct 2019:
Vol. 5, no. 10, eaax2546
DOI: 10.1126/sciadv.aax2546

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/11/2019

[cite]

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.