Resenha: Revitalização de Pequenas Bacias Hidrográficas (eBook Kindle)

 

Revitalização de Pequenas Bacias Hidrográficas
(Disponível na Amazon, em formato digital, eBook Kindle)

O livro trata bacia hidrográfica como “fábrica natural de água”. Ela recebe volumes de chuva como matéria-prima, processa, devolve parte à atmosfera por evapotranspiração, importante para manter o ciclo hidrológico, armazena outra parte em aquíferos e libera volumes também para os córregos. Se a fábrica opera direito, sabendo que o fornecimento de matéria-prima é concentrado nos períodos chuvosos, ela guarda boa parte dos volumes recebidos em aquíferos para abastecer nascentes e córregos, mesmo nos períodos de estiagens.

Por que revitalizar essa fábrica? Porque com o aumento da ocupação humana as superfícies das bacias hidrográficas passaram a não ter bons comportamentos hidrológicos; passaram a não processar adequadamente os volumes de água recebidos pelas chuvas. Como resultante, temos visto o aumento de cheias e inundações e escassez de água nas épocas de estiagens para atendimento das necessidades de consumo.

E quais são as principais fontes de água capazes de atender as demandas de consumo ao longo de todo o ano, na maioria das regiões brasileiras? São os aquíferos ou lençóis subterrâneos, quer por meio de poços rasos ou profundos, quer pelas nascentes e os respectivos córregos formados. Salvar aquíferos, nascentes e córregos é, portanto, a tarefa de quem quer garantir abastecimento de água ao longo dos anos.

Por que adotar pequenas bacias e concentrar atenção em córregos e não em rios? Porque as grandes bacias hidrográficas são formadas pelo ajuntamento de pequenas e os rios pelo ajuntamento de córregos. E nada mais próprio e eficiente do que tratar os problemas em suas origens e em unidades menores, facilitando análises mais detalhadas dos ecossistemas hidrológicos envolvidos.

Depois de tratar dos fundamentos hidrológicos com cuidado e com linguagem simples, o livro mostra como escolher e dimensionar estruturas de conservação para fazer com que a pequena bacia possa ter comportamento eficiente para suprir demandas de água para usos diversos. A falta dos fundamentos hidrológicos está na raiz do fracasso de muitos projetos já implantados em bacias hidrográficas brasileiras.

Detalhes:
Amazon
https://www.amazon.com.br/Revitaliza%C3%A7%C3%A3o-Pequenas-Bacias-Hidrogr%C3%A1ficas-aqu%C3%ADferos-ebook/dp/B07X7PN4VH
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 7133 KB
Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Idioma: Português
ASIN: B07X7PN4VH

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/09/2019

Resenha: Revitalização de Pequenas Bacias Hidrográficas (eBook Kindle), in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/09/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/09/13/resenha-revitalizacao-de-pequenas-bacias-hidrograficas-ebook-kindle/.

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top