EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Os 3 riscos para quem escolhe instalar painéis solares caseiros

telhado solar
Energia solar fotovoltaica

Por: Ruy Fontes – Agência #movidos

Alto valor das contas de luz leva muitos brasileiros a se arriscar na produção de painéis solares caseiros, mas os riscos para o imóvel e saúde são graves.

Economizar na conta de luz por meio do uso de placas solares é, hoje, uma realidade para mais de 108.000 consumidores que fazem parte do segmento de geração distribuída no Brasil, criado em 2012 por meio das regras da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Com a farta abundância de luz no país, eles conseguem gerar a própria energia em suas casas ou empresas, economizando na conta de luz e ainda ficando imunes aos seus aumentos.

No entanto, para a maioria dos mais de 80 milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil, o preço de aquisição da tecnologia ainda é uma barreira na hora de adotar a solução.

Assim, mesmo com as mais de 70 linhas de financiamento para energia solar disponíveis hoje, alguns preferem percorrer um caminho perigoso: a fabricação de placas solares caseiras.

Através de guias ou vídeos disponíveis na internet, todos amadores, esses consumidores buscam uma saída das altas contas pelas próprias mãos, porém alheios aos riscos que isso pode trazer ao seu imóvel ou, mais grave ainda, a sua própria vida.

Conheça abaixo os 3 ricos para quem se aventura na fabricação de um painel solar caseiro:

#1 Choque elétrico

Placas fotovoltaicas geram eletricidade e podem ser muito perigosas para quem não sabe o que está fazendo, tanto que a Norma Regulamentadora 10 (NR 10), que visa sobre os cuidados em instalações elétricas, é requisito básico para qualquer instalador fotovoltaico.

Uma placa comercial para casas pode gerar tensão nominal de até 36V em corrente contínua e, uma vez que são necessárias, no mínimo, 8 placas para uma casa pequena, a tensão gerada pelo arranjo pode ser fatal.

#2 Incêndios

Um painel solar comercial possui rigorosos sistemas de proteção e isolamento que garantem não só a sua longa vida útil de 25 anos, como também a segurança física do imóvel que irá recebê-lo.

Uma placa solar caseira não, e a qualidade precária de sua fabricação, instalação e dos materiais utilizados pode levar a acidentes elétricos ou até mesmo a ocorrência de incêndios.

#3 Ineficiência

Por último, a utilização de painéis solares caseiros pode nem mesmo trazer os resultados esperados e se tornar uma perda de tempo e dinheiro.

Isso porque a instalação de placas exige conhecimentos acerca de ângulo de radiação e direção, que se não considerados levam a baixa eficiência do equipamento.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/09/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Os 3 riscos para quem escolhe instalar painéis solares caseiros

  • Davi Secomandi

    Nunca imaginei que existissem estas maneiras amadoras de se montar um painel solar, não está assim tão caro, dá pra financiar, tem retorno, é só adiar a compra de um bem, reservar o 13°, aproveitar os saques do FGTS, vender 10 dias de férias…

Fechado para comentários.