EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Percepção do risco de carrapaticidas, artigo de Roberto Naime

 

carrapato
Carrapato-estrela. Foto: Adelcio Barbosa/Prefeitura de Contagem

Percepção do risco de carrapaticidas, artigo de Roberto Naime

[EcoDebate]

SILVA et al (2012) caracterizam os riscos relacionados ao uso de agrotóxicos na pecuária leiteira, em relação a questões de legislação, de saúde e da percepção dos riscos desta atividade.

Estudos apontam uma situação de especial interesse para o campo da Saúde Coletiva. No que diz respeito aos trabalhadores da pecuária leiteira, a invisibilidade de riscos associados ao manejo de agrotóxicos de uso veterinário aumenta sua exposição e está relacionada a diversos problemas de saúde, em especial nas mulheres.

Esta mesma invisibilidade leva a um neglicenciamento do respeito ao período de carência do leite para consumo. Parte dos problemas pode estar associada à não classificação dos inseticidas de uso veterinários como agrotóxicos, o que torna necessária e urgente a discussão do tema.

A pecuária é uma das mais importantes e tradicionais atividades econômicas em nosso país, destacando-se em estados como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e São Paulo, onde apresenta um papel relevante na composição do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, dos 5.175.489 estabelecimentos agropecuários existentes no país, 2.277.214 (aproximadamente 44%) são destinados à pecuária, particularmente para a criação de bovinos, que concentra 1.572.301 estabelecimentos.

O crescimento da demanda por leite e derivados e o consequente aumento da produção de gado leiteiro têm levado à intensificação dos processos de produção, fato este observado pelo decréscimo do número de vacas ordenhadas no período (de 13,7 milhões de cabeças em 1996 para 12,6 milhões em 2006) e pelo maior consumo de produtos de uso veterinário.

Atualmente, existem 7.222 produtos de uso veterinário, autorizados para comercialização no país, com destaque para os antibióticos e os produtos de combate aos ectoparasitas, em particular, os carrapaticidas. Esses produtos são regulados exclusivamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Com relação aos carrapaticidas e a outros produtos de controle de ectoparasitas, uma importante questão se coloca como tema de grande relevância para a Saúde Coletiva no país. Estes produtos são formulados à base de princípios ativos considerados agrotóxicos ou pesticidas, tal qual registrado no conceito de produtos de uso veterinário descrito pela legislação, agentes químicos reconhecidamente prejudiciais para a saúde humana e para o ambiente.

No Brasil, a legislação pertinente (Lei 7.802 de 11 de Julho de 1989) prevê que o registro de agrotóxicos deve se dar mediante aprovação por comitê que inclui os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (que avalia a eficiência agronômica dos produtos), da Saúde (que avalia o potencial tóxico dos produtos à saúde humana) e do Meio Ambiente (que avalia o potencial tóxico dos produtos para o ambiente e a biota).

Isto leva a uma análise mais abrangente dos riscos relacionados ao uso desses agentes químicos nas diversas atividades a que se destinam.

Já os agrotóxicos de uso veterinário são analisados exclusivamente pelo MAPA. Assim, produtos formulados com o mesmo princípio ativo, numa mesma concentração, podem ter avaliações distintas, para fins de registro, dependendo de sua utilização na agricultura ou na pecuária.

Como visto anteriormente, a dificuldade de compreender o processo de metabolização dos agrotóxicos pelo gado leiteiro, associada à crença de que os agrotóxicos de uso veterinário são menos tóxicos do que os de uso agrícola, ou mesmo não tóxicos, é amplificada pela carência de informações e de orientação técnica, leva os produtores de leite a minimizarem os riscos associados à contaminação do leite por estes agentes químicos.

Esta complexa relação acaba por comprometer a qualidade desse leite, colocando em risco a população consumidora desses produtos, uma vez que o período de carência acaba não sendo respeitado:

Mesmo aqueles trabalhadores que acreditam ter algum problema tirar o leite imediatamente após a utilização de agrotóxicos de uso veterinário, deixando uma vaca sem tratamento apenas para alimentar a família:

SILVA et al (2012) destacam que não apenas a percepção de risco tem influência nessa decisão, mas também outros determinantes, de ordem econômica, que praticamente tornam impossível o respeito, por parte desses produtores, ao período de carência.

A análise dos dados aqui apresentados e discutidos mostrou uma situação de especial interesse para o campo da Saúde Coletiva, relacionada à utilização de agrotóxicos de uso veterinário nos processos de produção de leite. Uma série de determinantes inter-relacionados acaba por conformar tal situação, colocando diferentes grupos populacionais em situação de vulnerabilidade.

No que diz respeito aos trabalhadores da pecuária leiteira, a invisibilidade de riscos associados ao manejo de agrotóxicos de uso veterinário aumenta sua exposição a esses agentes químicos, e pode acarretar em graves problemas de saúde, muitos dos quais com sintomas tardios e consequências sérias.

Esta mesma invisibilidade de riscos acaba por levar a um neglicenciamento, nem sempre intencional do respeito ao período de carência entre a aplicação de agrotóxicos de uso veterinário no gado e a retirada do leite para consumo humano. E assim, acaba por colocar em situação de risco outro grupo populacional, representado pela população consumidora de leite.

As mulheres que atuam na pecuária leiteira também se apresentam como grupo de especial interesse, dado o potencial de parte desses agentes químicos de interferirem nos sistemas endócrino e reprodutivo, levando a problemas na gestação, no parto e na saúde dos recém-nascidos.

SILVA et al (2012) registram que grande parte dos problemas aqui apresentados e discutidos pode estar associada à não classificação dos inseticidas de uso veterinários como agrotóxicos, o que levaria a um maior controle sobre a autorização de comercialização e as práticas de uso desses agentes químicos.

Por este motivo, produtos formulados a partir de princípios ativos não mais autorizados para uso agrícola continuam a ser utilizados livre e amplamente na pecuária leiteira, colocando não apenas um grande contingente de trabalhadores em situação de vulnerabilidade, como grande parcela da população brasileira consumidora de leite.

 

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Aposentado do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Sugestão de leitura: Civilização Instantânea ou Felicidade Efervescente numa Gôndola ou na Tela de um Tablet [EBook Kindle], por Roberto Naime, na Amazon.

 

Referências:

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). SIA – Sistema de Informações sobre Agrotóxicos. Brasília: Agência Nacional de Vigilância Sanitária; 2010. [Site da Internet] [acessado 2010 abr 13]. Disponível em: http://www4.anvisa.gov.br/agrosia/asp/default.asp

BARDIN L., Análise de Conteúdo. 3ª ed. Lisboa: Edições 70; 2004.

BJORLING-POULSEN M. e ANDERSEN, H. R., Grandjean P. Potential developmental neurotoxicity of pesticides used in Europe. Environ Health. 2008; 22(7):50.

BRASIL. Decreto nº 5.053, de 22 de abril de 2004. Aprova o Regulamento de Fiscalização de Produtos de Uso Veterinário e dos Estabelecimentos que os Fabriquem ou Comerciem, e dá outras providências. Diário Oficial da União 2004; 23 abr.

BRASIL. Decreto nº 6.296, de 11 de dezembro de 2007. Aprova o Regulamento da Lei no 6.198, de 26 de dezembro de 1974, que dispõe sobre a inspeção e a fiscalização obrigatórias dos produtos destinados à alimentação animal, dá nova redação aos arts. 25 e 56 do Anexo ao Decreto no 5.053, de 22 de abril de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial da União 2007; 12 dez.

BRASIL. Decreto-Lei nº 467, de 13 de fevereiro de 1969. Dispõe sobre a fiscalização de produtos de uso veterinário, dos estabelecimentos que os fabriquem e dá outras providências. Diário Oficial da União 1969; 14 fev.

BRASIL. Lei 7.802 de 11 de Julho de 1989. Dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 1989; 12 jul.

BRASIL. Lei Nº 6198, de 26 de dezembro de 1974. Dispõe Sobre a Inspeção e a Fiscalização Obrigatórias Dos Produtos Destinados a Alimentação Animal e da Outras Providencias. Diário Oficial da União 1974; 27 dez.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Relatório de Produtos Com Licença Vigente em 2009. Brasília, Coordenação de Fiscalização de Produtos Veterinários/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) 2009. [acessado 2010 mar 29]. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/pls/portal/docs/PAGE/MAPA/SERVICOS/CPV_NOVO/PRODUTOS_USO_VET/

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Decreto Nº 6.296, de 11 de Dezembro de 2007. Aprova o Regulamento da Lei no 6.198, de 26 de dezembro de 1974, que dispõe sobre a inspeção e a fiscalização obrigatórias dos produtos destinados à alimentação animal, dá nova redação aos arts. 25 e 56 do Anexo ao Decreto no 5.053, de 22 de abril de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial da União 2007; 12 dez.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Agrofit – Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários. Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); 2010. [Site da Internet] [acessado 2010 abr 13]. Disponível em: http://extranet.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons

DOUGLAS, M., WILDAVSKY, A., Risk and culture: an essay on the selection of technical and environmental dangers. 2ª ed. Berkeley: Univ. of California Press; 1983.

FEHLBERG, M. F., SANTOS, I. S. e TOMASI, E., Acidentes de trabalho na zona rural de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil: um estudo transversal de base populacional. Cad Saude Publica 2001; 17(6):1375-1381.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION (FAO). Evaluation of certain veterinary drug residues in food. Sixty-sixth report of the Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives. Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives. World Health Organ Tech Rep Ser., 939:1-80, 2006.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION (FAO). Evaluation of certain veterinary drug residues in food. Sixty-second report of the Joint FAO/WHO Expert Committee on food additives. World Health Organ Tech Rep Ser. 2004; 925:1-72.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION (FAO). Evaluation of certain veterinary drug residues in food. Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives. World Health Organ Tech Rep Ser 2002. 911:i-vi, 1-66.

GARCIA, E. G., BUSSACOS, M. A. e FISCHER, F. M., Impacto da legislação no registro de agrotóxicos de maior toxicidade no Brasil. Rev Saude Publica 2005; 39(5):832-839.

GARRETT, N. E., STACK, H. F., JACKSON, M. A. e WATERS, M. D., Genotoxic and carcinogenic potential of anticholinesterases. In: Ballantyne B, Marrs TC, organizadores. Clinical and Experimental Toxicology of Organophosphates and Carbamates. Oxford: Butterworth Heinemann Press; 1992. p. 223-240.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Agropecuário 2006. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). São José do Barreiro, SP / Base de Dados Cidades. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); 2010. [Site da Internet] [acessado 2010 mar 30]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

JONES, O. A. H., VOULVOULIS, N. e LESTER, J. N., Potential Ecological and Human Health Risks Associated With the Presence of Pharmaceutically Active Compounds in the Aquatic Environment. Critical Reviews in Toxicology 2004; 34(4):335-350.

LUST, E. B., BARTHOLD, C, MALESKER, M. A. e WICHMAN, T. O., Human health hazards of veterinary medications: information for emergency departments. J Emerg Med 2009; 40(2):198-207.

MacNEIL, J. D., The joint food and agriculture organization of the United Nations/World Health Organization Expert Committee on Food Additives and its role in the evaluation of the safety of veterinary drug residues in foods. AAPS J 2005; 7(2):E274-280.

MONTFORTS, M. H. M. M., Validation of the exposure assessment for veterinary medicinal products. Sci Total Environ 2006; 358(1-3):121-136.

MULROW C. D. Systematic Reviews: rationale for systematic reviews. BMJ 1994; 309(6954):597-599.

PARK, S, e CHOI, K., Hazard assessment of commonly used agricultural antibiotics on aquatic ecosystems. Ecotoxicology 2008; 17(6):526-538.

PERES F., ROZEMBERG B. e LUCCA S. R., Percepção de riscos no trabalho rural em uma região agrícola do Estado do Rio de Janeiro, Brasil: agrotóxicos, saúde e ambiente. Cad Saude Publica 2005; 21(6):1836-1844.

PERES, F., LUCCA, S. R, PONTE, L. M. D., RODRIGUES, K. M. e ROZEMBERG, B. Percepção das condições de trabalho em uma tradicional comunidade agrícola em Boa Esperança, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. Cad Saude Publica 2004; 20(4):1059-1068.

PERES, F., OLIVEIRA SILVA, J. J., DELLA-ROSA, H. V. e LUCCA, S. R., Desafios ao estudo da contaminação humana e ambiental por agrotóxicos. Cien Saude Colet 2005; 10(supl):27-37.

PERRY, M. J., Effects of environmental and occupational pesticide exposure on human sperm: a systematic review. Hum Reprod Update. 2008; 14(3):233-242.

RECENA, M. C. P. e CALDAS, E. D., Percepção de risco, atitudes e práticas no uso de agrotóxicos entre agricultores de Culturama, MS. Rev Saude Publica 2008; 42(2):294-301.

SHIRANGI, A, FRITSCHI, L. e Holman C .D. J., Prevalence of occupational exposures and protective practices in Australian female veterinarians. Aust Vet J 2007; 85(1-2):32-38.

U S Environmental Protection Agency (USEPA). Guidelines for the Health Risk Assessment of Chemical Mixtures. Washington, United States Environmental Protection Agency, 1986. [acessado 2010 mar 25]. Disponível em: http://cfpub.epa.gov/ncea/cfm/recordisplay.cfm?deid=22567

UNIÃO EUROPÉIA (UE). Diretiva 2004/28/EC do Parlamento e Conselho Europeu, de 31/03/2004, alterando a Diretiva 2001/82/EC, referente ao Código da Comissão Européia Relacionado aos Produtos Veterinários Medicinais. Bruxelas: União Européia (UE); 2004.

VALE, S. M. L. R., PEREIRA, V. F., LIMA-NETO, A. C. e SANT’ANNA, J. C. O., Percepção e respostas gerenciais ao risco: um estudo sobre os produtores de leite do programa de desenvolvimento da pecuária leiteira da região de Viçosa – MG. Rev. Econ. & Agronegócios 2007; 5(2):253-278.

WASSENAAR, T. M., Use of Antimicrobial Agents in Veterinary Medicine and Implications for Human Health. Crit Rev Microbiol. 2005; 31(3):155-169.

WIGGINS P., SCHENKER, M. B., GREEN, R. e SAMUELS S. Prevalence of hazardous exposures in veterinary practice. Am J Ind Med 1989; 16(1):55-66.

WOODWARD, K. N., Assessment of user safety, exposure and risk to veterinary medicinal products in the European Union. Regul Toxicol Pharmacol 2008; 50(1):114-128.

WOODWARD, K. N., Veterinary pharmacovigilance. Part 4. Adverse reactions in humans to veterinary medicinal products. J Vet Pharmacol Ther 2005; 28(2):185-201.

SILVA, Tatiana Pastorello Pereira da, MOREIRA Josino Costa e PERES, Frederico, Serão os carrapaticidas agrotóxicos? Implicações na saúde e na percepção de riscos de trabalhadores da pecuária leiteira. Ciênc. saúde coletiva vol. 17 no. 2 Rio de Janeiro Feb., 2012, http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000200006