EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

NotíciaVideocast

Especialistas explicam o que é identidade de gênero e desconstroem o mito da ideologia que quer ‘transformar meninos em meninas’

 

Especialistas explicam o que é identidade de gênero e desconstroem o mito da ideologia que quer ‘transformar meninos em meninas’

Identidade de gênero e transexualidade: o oposto da ideologia. Assista aos vídeos

Por Herton Escobar, do Jornal da USP / USP Talks

Identidade de gênero não é uma “ideologia” que busca confundir a cabeça das crianças nem “transformar meninos em meninas”, como andam dizendo por aí.

O termo, na verdade, se refere à maneira como cada pessoa se enxerga como indivíduo e se expressa na sociedade, independentemente do seu sexo biológico e sem se restringir a um determinado “modelo padrão” de comportamento masculino ou feminino.

Esse foi o tema do último USP Talks, realizado no dia 30 de julho, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Veja os vídeos do evento abaixo.

“A gente caracteriza tudo na nossa vida; tudo entra numa caixinha”, disse o psiquiatra Alexandre Saadeh, coordenador do Ambulatório Interdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (Amtigos) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que foi um dos palestrantes. “O problema não é ter caixinhas; é se resumir a caixinhas.”

Segundo ele, todos têm uma identidade de gênero, que começa a se expressar por volta dos 3 ou 4 anos de idade, e que em 99% dos casos corresponde ao sexo biológico da pessoa (homem ou mulher). Mas há os casos em que a identidade de gênero acaba conflitando com o sexo biológico, caracterizando a transexualidade — especialidade do seu ambulatório, que acompanha 80 crianças e 170 adolescentes trans.

“Olhar uma criança que não pode ser quem ela é, é algo extremamente violento”, relatou Saadeh. “Eu não transformo meninos em meninas; eu simplesmente escuto essas crianças. Elas sabem quem elas são.”

 


Identidade de Gênero e Transexualidade | Alexandre Saadeh – USP Talks #29

 

A verdadeira “ideologia de gênero”, segundo a psicanalista Regina Navarro Lins, é o que existe hoje: um modelo predominantemente patriarcal (dominado pelos homens), em que as pessoas são socialmente obrigadas a se comportar de acordo com modelos pré-definidos do que significa ser homem ou mulher. Por exemplo, na manutenção do velho estereótipo de que “homem não chora”, ou de que meninos devem vestir azul e brincar de carrinho, enquanto as meninas vestem rosa e brincam de boneca. Quem não se enquadra nesses modelos é frequentemente ridicularizado, ou até discriminado.

“A identidade de gênero é tudo isso que as crianças aprendem desde que nascem; sobre o que elas são e como elas têm de se comportar”, descreveu Regina, na palestra de abertura do evento.

O problema se agrava com o passar do tempo, à medida que escolhas sobre brinquedos e roupas dão lugar a escolhas sobre profissões, esportes e estilos de vida, que não necessariamente correspondem ao desejo verdadeiro das pessoas.

“O condicionamento cultural é tão forte que você chega à idade adulta e não sabe mais (distinguir entre) o que você deseja e o que você aprendeu a desejar”, disse Regina, que é comentarista e autora de vários livros sobre relacionamentos sexuais e amorosos. “Durante muito tempo isso foi uma coisa séria, porque sempre as pessoas foram muito mutiladas. Você tinha que abrir mão de aspectos da sua personalidade para se encaixar no que era esperado como masculino ou feminino.”

Atualmente, porém, ela acredita que a sociedade caminha para o fim da divisão estrita de gênero, libertando as pessoas para se expressarem com mais liberdade, da forma que se sentirem melhor. “Você percebe que a fronteira entre masculino e feminino está se dissolvendo. Hoje não existe nada que interesse a uma mulher que não interesse a um homem; e isso é condição até para uma sociedade de parceria. Cada vez mais as pessoas estão questionando e refletindo sobre isso.”

 


Identidade de Gênero: O contrário da ideologia | Regina Navarro Lins – USP Talks #29

 

Ao final das palestras, Regina e Alexandre responderam a perguntas do auditório (vídeo abaixo).

Os eventos do USP Talks acontecem mensalmente, no auditório do Masp, com entrada gratuita. O próximo evento será sobre Desafios da Educação no Brasil, com participação dos reitores das três universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp), dia 20 de agosto, das 18h às 19h30

 

Do Jornal da USP, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/08/2019

[cite]

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Especialistas explicam o que é identidade de gênero e desconstroem o mito da ideologia que quer ‘transformar meninos em meninas’

Fechado para comentários.