EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Poluição do ar é inimiga da geração de energia solar na China

Poluição do ar em Pequim
Poluição do ar em Pequim. Foto: OMM/ONU

Novo estudo mostra que o país poderia gerar muito mais energia e dinheiro com sua vasta capacidade instalada de painéis solares.

Por: Ruy Fontes – Redator

Se a saúde de sua população já não fosse o suficiente, a China acaba de ganhar um motivo a mais para continuar sua luta contra a poluição do ar: a perda de geração da sua enorme capacidade fotovoltaica.

Foi o que mostrou um estudo realizado pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ) em parceria com a Universidade de Amsterdã, que coletou dados de radiação solar de 119 estações em todo a China.

Os pesquisadores então compararam essas informações com as emissões industriais do país entre os anos de 1960 e 2015, chegando à conclusão que elas foram responsáveis por uma queda de até 15% nos níveis de radiação na China.

Essa aparentemente pequena porcentagem representa enormes perdas para o país, líder mundial em energia solar com 174,63 gigawatts (GW) de capacidade fotovoltaica instalada em 2018 e com uma meta de 400 GW até 2030.

O país também é hoje o maior produtor da tecnologia no mundo, apresentando o menor preço da energia solar e responsável por mais de 60% dos painéis comercializados no mundo.

Segundo o estudo, caso conseguisse retornar aos níveis de radiação de 1960, a China poderia ter gerado até 14 Terawatts-hora (TWh) a mais de energia em 2016.

Até 2030, esse adicional seria de até 74 TWh. Em termos financeiros, os autores afirmam que isso representaria cerca de US$ 1,9 bilhão em 2016 e até 6,7 bilhões de dólares em 2030.

A poluição impacta a geração solar em três diferentes formas: o acúmulo sobre a superfície das placas, a dispersão/absorção da luz pelas partículas de aerossol e a formação de nuvens causada pela reação química dos poluentes.

Em 2017, um time de cientistas americanos e indianos já havia afirmado que a poluição do ar poderia estar afetando a geração solar em algumas regiões do mundo, como a China e a Índia.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 29/07/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Poluição do ar é inimiga da geração de energia solar na China

Fechado para comentários.