EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aumento dos níveis de CO2 pode aumentar o rendimento do trigo, mas pode reduzir a qualidade nutricional

 

trigo
Foto: EBC

 

Os níveis de dióxido de carbono atmosférico (CO 2 ) estão subindo, o que, segundo especialistas, pode produzir mais secas e temperaturas mais altas. Embora essas mudanças climáticas tenham um impacto negativo no crescimento de muitas plantas, a maior disponibilidade de CO 2 pode realmente ser vantajosa porque as plantas usam o gás de efeito estufa para produzir alimentos pela fotossíntese.

Agora, pesquisadores relatando no Journal of Agricultural and Food Chemistry da ACS afirmam que um nível muito mais alto de CO 2 poderia aumentar o rendimento do trigo, mas reduzir um pouco sua qualidade nutricional

American Chemical Society*

O trigo é uma das culturas mais importantes do mundo; sua farinha é usada como ingrediente principal em uma grande variedade de alimentos, como pão, massas e doces. Anteriormente, os cientistas têm mostrado que níveis elevados de CO 2 pode aumentar os rendimentos do trigo, em detrimento de características de qualidade de grão, tais como o conteúdo de azoto e proteína.

No entanto, os cientistas ainda não conhecem toda a gama de mudanças na qualidade dos grãos que podem ocorrer em diferentes fases do desenvolvimento do trigo ou dos mecanismos bioquímicos por trás deles. Iker Aranjuelo e colegas quiseram examinar os efeitos de CO elevado 2 sobre a produção de trigo, a qualidade e o metabolismo durante a formação dos grãos e na maturidade.

Os pesquisadores cultivaram trigo em estufas com concentrações de CO 2 normais (400 partes por milhão; ppm) ou elevadas (700 ppm) . A equipe descobriu que o trigo cultivado sob altos níveis de CO 2 mostrou um rendimento 104% maior de grãos maduros. No entanto, o teor de nitrogênio do grão foi 0,5% menor nessas condições, e também houve pequenos declínios no teor de proteína e aminoácidos livres.

Os pesquisadores usaram cromatografia gasosa-espectrometria de massa para analisar as alterações metabólicas nos grãos em diferentes estágios de desenvolvimento. Entre outras mudanças, o elevado CO 2alterou os níveis de certos aminoácidos contendo nitrogênio durante a formação de grãos e na maturidade. Embora as mudanças metabólicas que eles detectaram tenham impactos modestos na qualidade final dos grãos, os efeitos podem ser amplificados por outras mudanças no ambiente de uma planta, como disponibilidade limitada de nitrogênio ou condições de seca, dizem os pesquisadores.

Referência:

Metabolic Effects of Elevated CO2 on Wheat Grain Development and Composition
David Soba, Sinda Ben Mariem, Teresa Fuertes-Mendizábal, et al
J. Agric. Food Chem.2019
American Chemical Society
Publication Date:July 24, 2019
https://doi.org/10.1021/acs.jafc.9b01594

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 25/07/2019

[cite]

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.