EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Região sudeste detém mais de 45% dos geradores solares instalados no Brasil

 

telhado solar
Energia solar fotovoltaica

 

Liderados por Minas Gerais, o estado mais “solar” do Brasil, região reúne quase a metade de todos os sistemas instalados no país.

Por: Ruy Fontes – Redator

Juntos, os quatro estados que compõem a região Sudeste do Brasil; São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, agrupam 45,9% de todos os sistemas fotovoltaicos do país.

Os dados são da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que regula o segmento de geração distribuída, no qual consumidores produzem sua energia através de geradores próprios e realizam a troca dela com a energia da rede elétrica.

Atualmente, mais de 90 mil brasileiros já adotaram esse modelo em suas casas e empresas, atraídos pela economia na conta de luz e demais vantagens da autogeração.

Os sistemas de geração solar fotovoltaica dominam o segmento desde a sua criação, em 2012 e, hoje, concentram-se em maior número nos estados da região Sudeste.

Minas Gerais vem em primeiro, liderando todo o território Nacional como maior representante da tecnologia, com 18.477 sistemas e mais de 19% de toda a potência nacional instalada.

Em segundo lugar vem São Paulo com seus 15.698 sistemas conectados, respondendo por 12,57% da potência fotovoltaica distribuída no país.

Em menores proporções estão os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com 5.267 e 2.064 sistemas, respectivamente. Juntos, os quatro estados respondem por 38,16% da geração solar distribuída nacional.

Entre as razões para essa liderança, destacam-se os incentivos oferecidos para a geração distribuída nesses estados, especialmente em Minas Gerais, primeiro a isentar a cobrança do ICMS sobre a energia solar produzida.

Juntamente a outros fatores que levam mais brasileiros a investirem nas placas solares, como as linhas de financiamento de energia solar e a queda dos preços da tecnologia, essas legislações favoráveis facilitam a decisão de consumidores cansados das altas contas de luz.

E o crescimento neste ano continua forte na região, que respondeu por 14.431 das 31.993 conexões do primeiro semestre de 2019, ano em que o mercado nacional deverá movimentar cerca R$ 5,2 bilhões, segundo estimativa da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/07/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Região sudeste detém mais de 45% dos geradores solares instalados no Brasil

  • Se os dados se referirem principalmente a sistemas domésticos instalados pelos consumidores finais em suas próprias casas, a proporção de 45,9% é meio que esperada, considerando que 41,96% da população brasileira vive na região Sudeste.

Fechado para comentários.