EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Terras semiáridas na China se expandiram nas últimas décadas e provavelmente continuam a se expandir

 

seca

 

As terras secas cobrem aproximadamente 50% da superfície terrestre da China, entre as quais as regiões semiáridas são o principal tipo de terras secas. No entanto, essas regiões semiáridas sofreram uma expansão contínua e uma tendência de secagem significativa nas últimas décadas, o que aumenta o risco de degradação e deterioração da terra na China.

Institute of Atmospheric Physics, Chinese Academy of Sciences*

Entender completamente as características e a dinâmica da mudança climática semiárida na China é essencial para retardar a desertificação, proteger os recursos regionais renováveis e desenvolver políticas razoáveis, segundo o Prof. Jianping Huang no Laboratório Principal para Mudanças Climáticas Semi-Áridas do Ministério da Educação, Faculdade de Ciências Atmosféricas, Universidade de Lanzhou.

O artigo de Huang, co-escrito com sua equipe de pesquisadores do Colégio de Ciências Atmosféricas da Universidade de Lanzhou, foi publicado em Advances in Atmospheric Sciences . É um dos documentos incluídos em uma edição especial do Relatório Nacional (2011-2018) para o Centenário da União Internacional sobre Geofísica e Geodésia (IUGG) pelo Comitê Nacional da IAMAS da China.

Em seu artigo, os autores revisam sistematicamente as características da mudança climática semiárida na China e destacam os processos e mecanismos dinâmicos que afetam as mudanças climáticas do semi-árido.

A projeção de mudanças climáticas semiáridas e muitas questões que precisam ser mais investigadas também são resumidas e discutidas.

Estudos mostraram que regiões semiáridas dominam a cobertura de terras secas no norte da China, que experimentaram o maior aquecimento e significativa expansão durante os últimos 60 anos. O clima nas regiões semiáridas expandidas tornou-se mais seco e quente, particularmente nas áreas semiáridas recém-formadas, e a tendência de secagem está fortemente associada à enfraquecida monção de verão do leste asiático.

A intensidade da resposta da temperatura regional sobre essas regiões foi amplificada por interações terra-atmosfera e atividades humanas, e a variação do clima decadal para interdecadal em regiões semiáridas é regulada por oscilações oceânicas. As interações precipitação-nuvem-chuva podem ter alterado a precipitação do semiárido, afetando a energia local e os ciclos hidrológicos.

“No século 21, as regiões semiáridas da China devem se expandir continuamente. Isso aumentará os desafios para lidar com a desertificação, segurança alimentar e abastecimento de água.” Disse Huang.

Referência:

Progress in Semi-arid Climate Change Studies in China
Huang, J., Ma, J., Guan, X. et al. Adv. Atmos. Sci. (2019) 36: 922. https://doi.org/10.1007/s00376-018-8200-9

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/07/2019

[cite]
 

CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.