Áreas de proteção ambiental de territórios indígenas da Amazônia estão ameaçadas por projetos de desenvolvimento

 

rádio

 

Iniciativas ferem as populações indígenas locais, ocasionando superlotação de áreas urbanas e aumento da pobreza

Por Carolina Fioratti, Rádio USP

Levantamento feito por pesquisadores de seis países mostra que 68% das áreas de proteção ambiental de territórios indígenas da Amazônia estão ameaçadas em razão de projetos de infraestrutura. Wagner Costa Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, comenta os impactos sobre as populações locais e os prejuízos para o País.

A intervenção na floresta amazônica interfere no modo de vida de populações locais, que vivem do oferecimento de mantimentos da natureza. Além disso, traz um modelo de desenvolvimento ultrapassado, considerando que a Amazônia oferece diversos recursos para pesquisa e desenvolvimento científico.

Os povos indígenas, ao terem suas terras retiradas, têm como única saída a migração para as cidades grandes. Tal fato intensifica o inchaço de áreas urbanas e a pobreza em regiões periféricas. Apesar de o desenvolvimento de infraestrutura ser vantajoso para o País, deve-se focar primeiramente em áreas urbanas, como São Paulo, que, apesar do tamanho, possui locais sem saneamento básico. Trabalhando a infraestrutura nos grandes centros haverá maior oferta de emprego e movimentação econômica.

Ouça a matéria na íntegra no áudio abaixo.

 

Da Rádio USP, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/06/2019

Áreas de proteção ambiental de territórios indígenas da Amazônia estão ameaçadas por projetos de desenvolvimento

, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/06/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/06/27/areas-de-protecao-ambiental-de-territorios-indigenas-da-amazonia-estao-ameacadas-por-projetos-de-desenvolvimento/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Deixe uma resposta

Top