EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Jesus, água e agrotóxicos, artigo de Flávio José Rocha

Jesus, água e agrotóxicos

Flávio José Rocha1

[EcoDebate] Diante das notícias recentes do envenenamento das nossas águas com agrotóxico em um quarto das cidades brasileiras, o que teria a experiência de Jesus e a sua relação com a água, um dos elementos essenciais à vida neste planeta, a nos ensinar?

Tendo crescido em uma região semiárida, Jesus sabia da importância da água para o seu povo. Por isso mesmo ele a utilizou como referência em alguns dos seus ensinamentos para facilitar o entendimento de quem o escutava. Um exemplo claro é quando diz que “…aquele que beber da água que eu der, nunca mais terá sede” (Jo 4,14). Outro exemplo é o relato do seu primeiro milagre que tem a água como protagonista quando a transforma em vinho durante uma festa de casamento em Caná (Jo 2, 1-12).

Uma das primeiras cenas da jornada de Jesus rumo a sua missão e ao encontro dos pobres é o seu batismo realizado por João Batista (Mt 3, 13-17). Este ato é repleto de simbolismo pela sua humildade, pois com este gesto ele se coloca ao lado de todas as pessoas deserdadas daquela sociedade e que estavam juntando-se ao grupo de João Batista. Passados mais de dois mil anos o rio Jordão, que foi o palco para este encontro, está sofrendo com a construção de canais de transposição para irrigação e recebendo toneladas de esgotos diariamente. Aos que hoje vão o rio Jordão com a intenção de repetir o gesto de Jesus com o ritual do batismo, a contaminação por alguma doença pode ser um dos resultados do contato com aquela água. Difícil imaginar João batizando as pessoas naquele rio hoje em dia.

Jesus viveu em uma região que ficava em torno do Lago da Galileia onde os mais pobres e estrangeiros tiravam o seu sustendo com a pesca. Alguns dos seus discípulos vinham desta região e eram pescadores. Infelizmente este lago, que foi cenário de várias pregações de Cristo, está sofrendo o impacto do modelo de desenvolvimento do agronegócio industrial com os campos de irrigação. Ambientalistas denunciam que a contaminação com agrotóxicos é tamanha que é aconselhável aos turistas que vão aquela região não se banharem nele. Seu nível também está baixando devida a retirada de suas águas de forma desordenada para irrigar as plantações.

Além dos problemas citados acima, há também o conflito entre Israel e a Palestina que envolve a água e tem causado opressão e morte. Devemos começar a refletir porque o atual governo brasileiro tem a gestão da água de Israel como modelo quando aquele país trata dessa maneira os seus mananciais.

Quadro Batismo de Cristo (Leonardo da Vinci e Verrocchio). Fonte: Wikipedia

Quadro Batismo de Cristo (Leonardo da Vinci e Verrocchio). Fonte: Wikipedia

A água, símbolo de compromisso através do ritual do batismo em tantas religiões, está sendo privatizada, mercantilizada, poluída e menosprezada em todo o planeta. O Papa Francisco, em sua famosa encíclica Laudato Si2 nos adverte que,

Enquanto a qualidade da água disponível piora constantemente, em alguns lugares cresce a tendência para se privatizar este recurso escasso, tornando-se uma mercadoria sujeita às leis do mercado. Na realidade, o acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos. Este mundo tem uma grave dívida social para com os pobres que não têm acesso à água potável, porque isto é negar-lhes o direito à vida radicado na sua dignidade inalienável. Esta dívida é parcialmente saldada com maiores contribuições econômicas para prover de água limpa e saneamento as populações mais pobres.

Como cristãos podem reverter este quadro e fazer com que a água seja fonte de vida e não de opressão e morte? Atualmente, milhões de pessoas morrem a cada ano em todo o mundo vítimas de doenças transmitidas pelas águas contaminadas. A falta de água adequada para o consumo mata mais crianças do que a violência, segundo a UNICEF. Como Jesus se comportaria diante de situações tão aviltantes como estas que estamos vivendo em nossos dias? É hora de começarmos a campanha Direito à Água como um direito universal “para que todos tenham vida, e vida em abundância”

1 Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e Pós doutorando no PROCAM-IEE/USP.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 21/05/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “

Jesus, água e agrotóxicos, artigo de Flávio José Rocha

  • Flávio José Rocha, parabéns pelo seu artigo.
    Você pergunta como podemos, como cristãos, fazer com que a água seja fonte de vida e não de opressão e morte.
    Eu lhe respondo: há muito a fazer.
    A propósito, ontem assisti a um vídeo de uma igreja evangélica que faz encontros de pastores no Espírito Santo e consome cerca de 1 milhão de litros de água em cada encontro. Desse milhão de litros, ela recupera 800.000 como água de reúso. É um exemplo a ser seguido por todos nós, cristãos e não cristão.

Fechado para comentários.