EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Brasil Terá 886.700 Imóveis Com Geradores Solares Próprios em 2024

 

Por Ruy Fontes – Redator

Geradores Solares Próprios

Uma tecnologia que utiliza a luz do sol como fonte para a geração de energia elétrica e que permite ao seu proprietário economizar até 95% na conta de luz.

Foram com essas características que os sistemas de energia solar fotovoltaica encontraram um terreno fértil no Brasil, país com alto índice de radiação solar e com uma das tarifas de energia mais caras do mundo.

Separados entre sistemas de micro e minigeração, esses geradores solares abastecem, hoje, mais de 72 mil telhados pelo país, sendo a grande maioria deles de sistemas de energia solar residencial.

Segundo a projeção oficial da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), até 2024 o país terá 886.700 imóveis com geradores próprios, sendo que a maioria absoluta será de sistemas movidos por energia solar, que já dominam o segmento de geração distribuída com 99,4% do total instalado.

Essa popularização da tecnologia, tanto no Brasil como no resto do mundo, é o que vem permitindo a contínua queda de seus preços, que por consequência torna os sistemas ainda mais rentáveis e atrativos.

Segundo o estudo do mercado fotovoltaico de geração distribuída, feito pela empresa de pesquisa Greener, o valor médio dos kits fotovoltaicos de até 30 kWp caiu 10,55% entre junho de 2017 para o mesmo mês em 2018.

Quando alinhado ao número de sistemas instalados, segundo o banco de dados da ANEEL, vemos que nesse período foram 19.732 novas conexões registradas, um aumento de mais de 138% em relação ao mesmo período de junho de 2016 a junho 2017, quando foram 8.286 instalações.

Logo, visto todos os benefícios da tecnologia, junto a queda de preços e demais vantagens hoje oferecidas, como linhas de financiamento especiais e isenção de ICMS, mais consumidores estão despertando para os sistemas e tornando-se movidos por energia solar.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/05/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.