ONU Meio Ambiente abre nova edição em português do Curso Online Aberto sobre Lixo Marinho

 

interesse público

 

No dia 29 de abril, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), em cooperação com a Universidade Aberta da Holanda, dará início à terceira edição do Curso Online Aberto e Massivo (Massive Open Online Course – MOOC) sobre Lixo Marinho. O MOOC, que é gratuito, foi criado para estimular lideranças e oferecer oportunidades de aprendizagem que promovam ações em prol da saúde dos oceanos. Nesta edição, o MOOC estará disponível em inglês, árabe, chinês, francês, espanhol, russo e português, e as inscrições já estão abertas.

A poluição marinha é uma questão global que afeta todos os oceanos. O lixo é um problema ambiental, humano, socioeconômico e de saúde, reflexo de uma sociedade de alto desperdício. Com o crescimento mundial do volume de resíduos sólidos descartado todos os dias e as baixas taxas de degradação, o montante de lixo presente no ambiente marinho só aumenta. Esse curso busca inspirar os estudantes a tomar atitudes e assumir a liderança na agenda de combate à poluição marinha, estimulando a interação de atores-chave.

O MOOC Lixo Marinho se esforça para oferecer uma aprendizagem orientada para ações: como os estudantes podem aplicar atividades bem-sucedidas e inspiradoras em seu próprio contexto local, independentemente de sua profissão ou região. O curso apresentará diferentes opções e ferramentas para combater a poluição marinha, tais como o uso efetivo e legítimo da Estratégia de Honolulu.

Este é o primeiro curso ao estilo MOOC focado em lixo no mar, apresentando estudos de casos e boas práticas do mundo todo, e conta com corpo docente especializado. Totalmente gratuito, o curso é voltado tanto para profissionais e gestores quanto para estudantes e interessados, e está dividido em duas ‘trilhas’. A “Trilha da Liderança” oferece 10 horas de conteúdo introdutório à temática, com estratégias para prevenir e reduzir a poluição marinha – é indicada para iniciantes e pessoas que queiram integrar a temática ao seu campo de atuação ou fortalecer sua liderança. Para quem quiser aprofundar conhecimentos, a “Trilha da Expertise” oferece 30 horas adicionais e exige um relatório final para conclusão do curso.

Uma iniciativa da Global Partnership for Marine Litter (GPML, Parceria Global para o Lixo no Mar), o MOOC será disseminado por meio da Aliança para Juventude e Educação (YEA!) e da Parceria Global de Universidades para o Meio Ambiente e a Sustentabilidade (GUPES) que engloba, atualmente, 800 universidades em todo o mundo – 16 no Brasil. O curso oferece palestras, estudos de caso e vídeos, além de materiais adicionais de estudo. As palestras estarão disponíveis em vídeo e em documentos online, dentro de uma plataforma online interativa.

Como se inscrever:

As inscrições estão abertas e as aulas terão início no dia 29. O link para inscrição – www.bit.ly/MOOC2019_Português – abre uma página da Universidade Aberta, que apresenta o MOOC em inglês, mas fornece as informações básicas em português. O interessado deverá clicar no botão azul em que se lê “MATRICULAR EM MLMOOCPT18” e será direcionado a um formulário (em português) para criar uma conta na Universidade Aberta. Após o recebimento da confirmação da conta por e-mail, o interessado retorna ao site da Universidade Aberta, faz seu login e, então, inscreve-se no MOOC Lixo Marinho clicando no botão indicado.

Em caso de dificuldade, entrem em contato com a ONU Meio Ambiente por meio do endereço eletrônico: mareslimpos@gmail.com.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/04/2019

ONU Meio Ambiente abre nova edição em português do Curso Online Aberto sobre Lixo Marinho, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/04/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/04/24/onu-meio-ambiente-abre-nova-edicao-em-portugues-do-curso-online-aberto-sobre-lixo-marinho/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top