EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Agricultura natural é uma concepção a ser considerada, artigo de Roberto Naime

 

agricultura natural

Agricultura natural é uma concepção a ser considerada, artigo de Roberto Naime

[EcoDebate]

A agricultura natural é um método desenvolvido por Mokiti Okada (1882–1955), que propõe um cultivo natural onde existe harmonia com o meio ambiente, com a alimentação, com a saúde do homem, e também com a espiritualidade. Inspirada em princípios muito análogos com a biosofia.

Esse sistema agrícola consiste em cultivar os vegetais da maneira mais natural possível, rejeitando qualquer forma de cultivo, que desrespeite o modo de “comportamento” natural do solo e do crescimento vegetal.

Sem utilizar agrotóxicos e nem mesmo adubo de origem animal, pois todos esses elementos retiram o verdadeiro e natural sabor dos alimentos bem como prejudicam a saúde do homem.

A origem deste método agrícola é da década de 1930. Preconiza a busca da harmonia, da saúde e da prosperidade entre os seres vivos como fruto da conservação do ambiente natural e respeito às suas leis.

Mokiti Okada propõe reciclar os recursos naturais para enriquecer o solo e fazê-lo emanar sua força e proteger os mananciais de água, criando uma corrente sadia que vai do solo e da água às plantas, aos animais e aos seres humanos.

No Brasil é impulsionada pela Fundação Mokiti Okada, desde 1979. A fundação também certifica os alimentos e divulga tecnologia de produção de alimentos saudáveis, capacitando os agricultores.

Tais ideias vieram, posteriormente a influenciar os pensadores australianos Bill Mollison e David Holmgren, a criarem seu movimento de permacultura.

A principal meta da agricultura natural é vivificar o solo. Para Meishu Sama isto significa manter este conjunto sempre puro. A maneira de colaborar com o solo é lançar mão dos compostos naturais. Para isso se utilizam folhas e capins bem picados e parcialmente decompostos.

A matéria orgânica é incorporada em camadas com objetivo de estabilizar a temperatura, manter a umidade, bem como oxigenar os solos. O resultado esperado é literalmente o aumento da vida do solo que pode ser verificado pela baixa ocorrência de pragas e doenças nos cultivares e pelas boas colheitas.

Os conceitos de produção natural se estendem muito além de produção de vegetais apenas, podendo também ser aplicados à criação animal, dando-se preferência aos frangos em detrimento ao gado, tendo em vista que o volume necessário para alimentar esses animais, é muito menor.

Muitos produtores preferem os métodos convencionais, segundo Meishu Sama, que são mais custosos, poluentes e insalubres devido a utilização de produtos químicos intoxicantes.

Os consumidores muitas vezes ingerem resíduos desses produtos. Os próprios agricultores são expostos ao efeito cumulativo dos venenos, e desenvolveram uma dependência do uso destas substâncias.

Atualmente os agricultores de transgênicos têm um sério problema quanto às sementes. Muitas, resultantes destas plantas são híbridas, portanto inférteis, como no caso da soja.

Alguns transgênicos apresentam a característica de serem resistentes a herbicidas. Com os cultivares resistentes a herbicidas, pode-se pulverizar o produto sobre a lavoura, ocasionando a morte das plantas invasoras e preservando as culturas.

A engenhosidade racional deste tipo de avanço científico é deslumbrante, mas pode esconder ilusões. Meishu Sama alertou baseado na lei de que o “espírito precede a matéria”. Caso haja desrespeito às leis naturais pode haver necessidade de processos purificadores, segundo os preceitos tradicionais.

Sem falar que os sistemas homeostáticos são extremamente estáveis. Toda a sua organização, interna, estrutural e funcional, contribui para a manutenção do equilíbrio.

Sistemas são imprevisíveis, o resultado de uma determinada ação pode mesmo ser o oposto do esperado pela ação funcional inesperada decorrente da interação de novos genes entre si. Alguém podia alertar que isto pode ou não ocorrer com a disseminação de genes modificados.

A agricultura natural tentava confiar apenas na força do solo em si isso até uns 20 anos atrás quando no começo das pesquisas, sem o uso de qualquer adubo. No entanto, houve um sério problema constatado, existiam solos que de tão desgastados pelo mau uso tornaram-se sobremaneira inférteis que era quase impossível cultivá-los.

Sem mencionar também o fato de que outros solos estavam tão fragilizados pelo uso mais que centenário de adubos químicos, que as pragas se tornavam constantes. Para contornar tal problema, verificou-se que o uso de microrganismos eficientes não era contrário às leis da Natureza propostas por Okada.

Muito pelo contrário, esses microrganismos conseguiram purificar o solo e a água de suas toxinas, possibilitando um manejo mais adequado.

Desta forma, a agricultura natural é outra relevante e importante concepção de agricultura que deve ser considerada.

 

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Sugestão de leitura: Civilização Instantânea ou Felicidade Efervescente numa Gôndola ou na Tela de um Tablet [EBook Kindle], por Roberto Naime, na Amazon.

 

Referência:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_Natural_Johrei

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/04/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

2 thoughts on “Agricultura natural é uma concepção a ser considerada, artigo de Roberto Naime

  • UBIRATAN GENTIL

    Parabenizo o excelente artigo propiciando conhecimentos importantes para a preservação ambiental. Gostaria de saber se o principio Bokachi se aplica neste contesto.

  • Abs Ubiratan…
    RNaime

Fechado para comentários.