Saiba o passo a passo para a construção de um desidratador de alimentos de baixo custo

 

Foto: Félix Cornejo

Félix Cornejo - A desidratação pode ser feita em frutas, plantas medicinais, ervas aromáticas, condimentos, legumes e tubérculos

Desidratador de alimentos de baixo custo – A desidratação pode ser feita em frutas, plantas medicinais, ervas aromáticas, condimentos, legumes e tubérculos

A publicação “Construa você mesmo um desidratador de alimentos”, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, disponibiliza o passo a passo para a construção de um desidratador de baixo custo. Segundo o pesquisador Félix Cornejo, apesar de a desidratação ser uma das técnicas mais antigas de conservação de alimentos, o procedimento continua atual e eficaz. “Esse trabalho visa suprir uma demanda de tecnologias para atender à pequena produção que dispõe de poucos recursos financeiros”, diz.

As peças para a montagem do desidratador são simples e podem ser facilmente encontradas no comércio. Como explica o pesquisador, o sistema de secagem é montado dentro de uma caixa de isopor, onde é instalado o sistema de aquecimento com ventilação e uma estrutura de tubos de PVC com bandejas. “O aquecimento e a circulação do ar de secagem são realizados por um aquecedor de ambiente composto por resistências elétricas e ventilação”.

A desidratação deve ser feita separadamente para cada tipo de matéria-prima, que inclui frutas, plantas medicinais, ervas aromáticas, condimentos, legumes e tubérculos.

As frutas colocadas no desidratador devem ter um tamanho uniforme. O pesquisador orienta que sejam utilizadas temperaturas de 40º a 50°C para vegetais folhosos e condimentos e de 60º a 70°C para frutas, legumes e tubérculos. A temperatura pode ser ajustada no próprio aquecedor.

O documento da Embrapa, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/183393/1/DOC-130-construcao-secador.pdf, explica todos os detalhes sobre montagem, utilização e noções de boas práticas de processamento de alimentos. Outras dúvidas podem ser enviadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac

Kadijah Suleiman (MTb 22.729/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/01/2019

Saiba o passo a passo para a construção de um desidratador de alimentos de baixo custo, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 21/01/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/01/21/saiba-o-passo-a-passo-para-a-construcao-de-um-desidratador-de-alimentos-de-baixo-custo/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top