EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Sugestão de leitura: O que temos a dizer sobre educação para sustentabilidade

 

O que temos a dizer sobre educação para sustentabilidade

 

O que temos a dizer sobre educação para sustentabilidade

Este livro é o resultado de quatro oferecimentos, na modalidade à distância, do curso Educação para a sustentabilidade: teoria e prática.

O curso trata de conceitos fundamentais da área de sustentabilidade e educação ambiental com uma abordagem introdutória. Entretanto, não deixa de ser uma excelente fonte de conhecimento para professores com interesse na temática socioambiental e que visam a elaboração de aulas práticas sobre o tema.

O primeiro oferecimento do curso foi através do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro, nos anos de 2013 e 2014, e através da plataforma educacional Google Classroom, no primeiro semestre de 2018.

Este livro possui dois objetivos: (1) apresentar a concepção e estruturação de um curso oferecido à distância que, no caso, teve como público-alvo os educadores em temas ambientais e (2) relatar as experiências obtidas na aplicação do curso, aqui incluindo textos produzidos pelos estudantes. Com relação aos materiais didáticos desenvolvidos para o curso, estes serão abordados em uma publicação futura.

Esperamos que o livro sirva de inspiração para o desenvolvimento e oferecimento de outros cursos voltados à área ambiental e que o material, aqui apresentado, também contribua para a reflexão das práticas de ensino em educação ambiental.

Apresentação do livro

Conheça a obra completa e faça o download gratuitamente através da aba livros.

Confira: Chamada de capítulos para livro sobre a atuação do biólogo – novos prazos

Campanha no catarse: https://www.catarse.me/pt/livro_biologo

Valdir Lamim-Guedes

Biólogo e Mestre em Ecologia – UFOP

Doutorando em Educação – USP

Docente na Centro Universitário Senac-SP

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/12/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

2 thoughts on “Sugestão de leitura: O que temos a dizer sobre educação para sustentabilidade

  • Um bom começo é reduzir o (natural) ímpeto de “dizer a sociedade” o que ela precisa fazer. Este é um caminho importante, mas não deveríamos começar por ele. Deveríamos (previamente) saber o que a sociedade pensa / percebe sobre o assunto e, só depois, estruturar “recomendações”.

    Roosevelt Fernandes
    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental e Social / NEPAS
    http://www.nepas.com.br

  • Marcos Paulo Gomes Mol

    Parabenizo o meu colega Valdir por mais esta importante colaboração. Ele tem se destacado e nos inspirado muito com inúmeras publicações científicas sobre os rumos para implementarmos ações sustentáveis em um mundo tão descompassado. Muito bom!!!

Fechado para comentários.