EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Texto-base da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos é aprovado em Comissão Especial da Câmara

 

Parlamentares votam a favor da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos

Por Rebecca Cesar

 

agrotóxicos
Imagem: ENSP

 

Na reta final do ano legislativo, o texto-base da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA, PL nº 6.670/2016) foi aprovado pela Comissão Especial que analisa a matéria, presidida pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) e com relatoria do deputado Nilto Tatto (PT-SP). A aprovação da PNaRA pode garantir a esta e às futuras gerações uma produção de alimentos verdadeiramente saudável, sustentável e mais acessível para todos.

“Diante de tantas ameaças às questões socioambientais pela bancada ruralista e pelo novo governo, essa é finalmente uma ótima notícia. O debate sobre a PNaRA mostrou que é possível produzir sem agrotóxico. O Brasil não pode virar um mar de veneno”, afirma Marina Lacôrte, da campanha de Alimentação e Agricultura do Greenpeace.

Tramitando há dois anos, a PNaRA começou como uma solicitação da sociedade civil. Neste tempo, mais de 1,5 milhão de brasileiras e brasileiros assinaram a petição #ChegaDeAgrotóxicos. A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) apresentou uma sugestão à Comissão de Legislação Participativa, que deu origem ao projeto de lei aprovado hoje. Mas o debate sobre a PNaRA só ganhou força em 2018, como uma resposta à ofensiva do Pacote do Veneno (PL nº 6.299/2002), que quer afrouxar ainda mais o uso e liberação de agrotóxicos no país.

Com a aprovação do texto-base, o próximo passo agora é pressionar para que o PL entre em votação e seja aprovado no plenário da Câmara. “Esse é um passo importante para a agricultura brasileira e para a saúde das pessoas e do meio ambiente. A luta não acabou, mas agora temos chances reais de virar esse jogo”, finaliza Marina.

 

Colaboração de Rebecca Cesar, Greenpeace, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 05/12/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.