EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Novo estudo encontra pesticidas nocivos ‘escondidos’ nas casas rurais no estado de Nova York

 

Resíduos de pesticidas são onipresentes nas casas rurais do estado de Nova York

Por Stephen D’Angelo, Cornell Chronicle*

Apesar da existência de métodos livres de produtos químicos para erradicar pragas, os americanos usam mais de 450 mil toneladas de pesticidas por ano. A maioria desses produtos químicos está “longe da vista e longe do coração” de moradores desavisados, que normalmente não sabem como evitar danos potenciais – tema abordado pela nova pesquisa da Universidade Cornell.

 

veneno

 

Em um estudo publicado em 22 de setembro na revista JSM Health Education & Primary Health Care, os pesquisadores Joseph Laquatra, Mark Pierce, Alan Hedge e Ann Lemley, da Faculdade de Ecologia Humana, examinaram a extensão da poluição por pesticidas dentro das casas rurais no estado de Nova York.

Conduzindo análises de pesticidas como parte de um projeto maior, que estudou poluentes em casas e estabelecimentos de cuidados infantis, os pesquisadores recolheram amostras de 350 casas nos condados de Chenango, Columbia, Essex, Franklin, Wyoming e Hamilton, procurando por 15 pesticidas potencialmente tóxicos comumente usados nas práticas agrícolas daquelas áreas, com uma probabilidade de acumulação nos interiores de casas próximas.

Impactando o estado de Nova York

“Descobrimos que resíduos de pesticidas são onipresentes nas casas rurais do estado de Nova York,” disse Joseph Laquatra, professor de design e análise ambiental, que observou que resultados positivos para tais produtos químicos foram encontrados em todas as casas testadas.

Joseph e seus colegas acham especialmente preocupante o que se sabe sobre esses produtos químicos e seus potenciais danos aos humanos, principalmente às crianças.

“Numerosos problemas de saúde ocorrem devido à exposição a pesticidas, como câncer, defeitos de nascença, leucemia e toxicidade ocular [relacionada à visão], dentre muitos outros problemas de saúde,” disse Joseph. “Famílias com bebês engatinhantes devem preocupar-se, já que os pequenos irão acumular resíduos de pesticidas em suas mãos e então ingeri-los ao colocar as mãos na boca.”

Estudos anteriores sobre resíduos de pesticidas nas casas destacaram rotas de entrada para produtos químicos, através de sapatos, pés descalços, roupas ou pelos de animais; ou entrada através do ar e de gases do solo. A proximidade de operações agrícolas também foi mencionada como um fator responsável pelos resíduos de pesticidas nas residências, devido à dispersão no ar de produtos pulverizados. Além disso, pesticidas aplicados em jardins e gramados podem seguir essas mesmas rotas de transporte para dentro das casas.

Uma vez dentro da casa, de acordo com a pesquisa, os resíduos de pesticidas acumulam-se na poeira e degradam-se mais lentamente do que na área externa porque estão protegidos dos efeitos da chuva, do Sol e da atividade microbiana do solo.

De acordo com o estudo “Resíduos de Pesticidas Comuns nas Casas Rurais no Estado de Nova York,” programas de educação sobre pesticidas devem incluir orientações para a manutenção das casas, a fim de prevenir – e erradicar de forma segura – os resíduos de pesticidas acumulados, dos quais os consumidores podem nem estar cientes.

Deve-se enfatizar a importância de manter a casa limpa, disse Joseph.

“Ao construir novas casas ou reformar existentes, instale pisos de superfície dura e fáceis de limpar, como pavimentos de madeira, cerâmica ou resilientes. Mantenha o chão limpo,” ele disse. “Tenha um sistema de entrada na casa que capture sujeira e poluentes na porta. Esse sistema de entrada deve ser composto de uma passarela de superfície dura, como uma calçada pavimentada, um tapete raspador do lado de fora da porta de entrada e um capacho altamente absorvente que reterá poluentes.”

De acordo com Joseph, essas práticas recomendadas podem ter vastas implicações na educação e na política pública, para ajudar a minimizar a exposição aos moradores, não só no estado de Nova York mas em todo o país.

Stephen D’Angelo é diretor-assistente de comunicações na Faculdade de Ecologia Humana.

###

Referência
Common Pesticide Residues in Rural Homes of New York State
https://www.jscimedcentral.com/HealthEducation/healtheducation-3-1042.pdf

 

* Tradução de Ivy do Carmo, Magma Translation (magmatranslation.com)

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/11/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.