EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O envelhecimento e a diminuição da população podem ter benefícios socioeconômicos e ambientais

 

O envelhecimento e a diminuição da população podem ter benefícios socioeconômicos e ambientais

Cientistas ambientais argumentam que as sociedades devem apoiar o envelhecimento e a diminuição da população, em artigo que aparece em 16 de outubro na revista Trends in Ecology & Evolution.

Por Erin Kohnke*

Os autores citam vários relatos dos benefícios socioeconômicos e ambientais do envelhecimento da população, diminuição relacionada à mortalidade e redução da força de trabalho devido à aposentadoria e sustentam que, contrariamente a algumas análises econômicas, os custos associados às sociedades envelhecidas são administráveis, enquanto populações menores contribuem para uma sociedade mais sustentável.

 

Taxa Anual de Crescimento Populacional e Idade Média da População são dois dos Parâmetros Correlacionados que Caracterizam a Transição Demográfica
Figura 1 Taxa Anual de Crescimento Populacional e Idade Média da População são dois dos Parâmetros Correlacionados que Caracterizam a Transição Demográfica. Os 136 países representados compreendem 90% da população mundial. (A) a situação em 2015; (B) os mesmos países em 2050, com base nas projeções de população variante de média fertilidade 2017 da ONU. No cenário das Nações Unidas de 2050, 43 (32%) dos 136 países terão população em declínio, acima dos 14% em 2015. O modelo da ONU pressupõe que a fertilidade em todos os países convergirá para uma taxa próxima de substituição (dois filhos por mulher) até 2100 Tais projeções não devem ser tomadas como garantidas, pois dependem de melhorias contínuas no acesso à contracepção e aceitação de normas familiares menores nas sociedades patriarcais [3, 4]. Essas projeções também assumem níveis relativamente baixos de migração internacional; Historicamente, os níveis de migração se mostraram ainda mais difíceis de prever do que as mudanças na fertilidade. Fonte de dados: ONU World Population Prospects 2017[5].

“Em muitos países, populações estáveis e em declínio, devido ao envelhecimento demográfico, são frequentemente relatadas pela mídia como um problema ou crise”, diz Frank Götmark, co-autor sênior e biólogo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. “Mas a alternativa – crescimento populacional infinito – não é ecologicamente possível. A superpopulação leva a sérios problemas, incluindo consumo excessivo, conflitos mortais por recursos escassos e perda de habitat que leva à ameaça às espécies.”

O relatório da população das Nações Unidas de 2017 afirma que 14% dos países atualmente têm populações em declínio, incluindo o Japão, a Estônia e a República Tcheca. O relatório projeta que 32% dos países terão populações cada vez menores até 2050.

Mas o envelhecimento e a diminuição das populações podem ter benefícios sociais. Götmark e seus co-autores citam o economista japonês Akihiko Matsutani como evidência de que o encolhimento da mão-de-obra significa salários crescentes para trabalhadores individuais e, portanto, maior riqueza per capita. E populações menores também significam menos aglomeração, o que pode reduzir o tempo de deslocamento, reduzir o estresse, manter áreas verdes e melhorar a qualidade de vida, de acordo com o ambientalista israelense Alon Tal.

Em países com envelhecimento e declínio populacional, alguns temem os desafios sociais que acompanham o envelhecimento da população, mas os autores afirmam que esses temores são exagerados. Eles não encontraram nenhuma evidência para apoiar a crença popular de que o envelhecimento da população leva à escassez de trabalhadores. Eles reconhecem que os gastos com saúde aumentam no envelhecimento das populações, citando o trabalho do National Bureau of Economic Research. Mas os autores sugerem que esse aumento é gerenciável e argumentam que as sociedades devem investir mais em cuidados preventivos para reduzir futuros gastos com saúde relacionados à idade.

O aumento da população através de medidas políticas parece ter apenas um efeito pequeno e temporário sobre a proporção de pessoas com 65 anos ou mais. Em vez de lutar contra o envelhecimento, os autores dizem que as sociedades devem permitir que seus números populacionais reflitam naturalmente ou enfrentem conseqüências ambientais e sociais, como conflitos de recursos.

“Se não invertermos a superpopulação, o que acontecerá em seguida será uma história triste”, diz Götmark. “Temos que reconhecer que o crescimento contínuo da população é uma ameaça global. As preocupações econômicas de curto prazo, embora válidas, não podem ser priorizadas em relação à saúde de longo prazo de nosso meio ambiente e de nossas sociedades”.

###

Referência:

Trends in Ecology & Evolution, Götmark et al.: “Aging human populations: good for us, good for the earthhttps://www.cell.com/trends/ecology-evolution/fulltext/S0169-5347(18)30208-8

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/10/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

2 thoughts on “O envelhecimento e a diminuição da população podem ter benefícios socioeconômicos e ambientais

  • “O envelhecimento e a diminuição da população podem ter benefícios socioeconômicos e ambientais”.
    [título do artigo].
    Comentário: certamente terão.

  • Diminuição da população? Acredito que seria ótimo! Mas, nosso país terá que investir pesado na educação e na geração de empregos. Tenho contato com um grupo de mulheres jovens, de 25 a 35 anos, que tem em média 4, 5 e até 6 filhos, não trabalham e não completaram o nível médio de escolaridade. O pior é que a expectativa de progresso de vida para seus filhos é baixíssima, pois moram em condições precárias e em bairros onde possivelmente serão aliciados pelo crime. Como dialogar com essas pessoas e fazê-los entender que devemos ter cuidado com o meio ambiente se muitas das vezes eles não tem nem o que comer? Muito triste e preocupante!

Fechado para comentários.