Cinco artigos sobre nosso futuro, recomendados por Luiz Marques (IFCH/Unicamp)

 

 

Cinco artigos sobre nosso futuro, recomendados por Luiz Marques (IFCH/Unicamp)

Caros,

Em meio às turbulências e angústias destes dias, gostaria de sugerir a leitura dos cinco artigos abaixo elencados, curtos, claros, recentes e baseados em evidências científicas.

Eles nos lembram do que realmente está em jogo nessas eleições e nos próximos cinco ou dez anos: a possibilidade de ainda conseguirmos mitigar as mudanças climáticas, de evitar uma crescente escassez hídrica e alimentar, ondas letais de calor e secas mais recorrentes e prolongadas.

Esses estudos mostram que estamos próximos de um ponto crítico no clima e no desmatamento, o qual, uma vez ultrapassado, pode desencadear dinâmicas de aceleração no aquecimento global e uma transição abrupta da floresta amazônica para uma vegetação não florestal. Isso significará a inviabilização de nossa agricultura e, em geral, de nossas sociedades. Nada há que se compare em importância a isto.

Obrigado pelo tempo que dispuserem para ler esses artigos. Eles são de leitura imprescindível para entender o mundo que nossos jovens deverão enfrentar, possivelmente, já a partir do terceiro decênio deste século.

Muito ainda depende de nossas escolhas nesta eleição e nos próximos anos.

Abraços,

Luiz Marques

* Luiz Marques é professor livre-docente do Departamento de História do IFCH /Unicamp. Pela editora da Unicamp, publicou Giorgio Vasari, Vida de Michelangelo (1568), 2011 e Capitalismo e Colapso ambiental, 2015, 2a edição, 2016. Coordena a coleção Palavra da Arte, dedicada às fontes da historiografia artística, e participa com outros colegas do coletivo Crisálida, Crises SocioAmbientais Labor Interdisciplinar Debate & Atualização(crisalida.eco.br).

Artigos recomendados:

(1) FEARNSIDE, Philip & SCHIFFMAN, Richard, “Amazon on the brink”. The New York Times, 26/IX/2018
https://www.nytimes.com/2018/09/26/opinion/amazon-climate-change-deforestation.html

(2) LOVEJOY, Thomas E. & NOBRE, Carlos, “Amazon Tipping Point”. Science Advances (Editorial), vol. 4, 2, 21/II/2018.
http://advances.sciencemag.org/content/4/2/eaat2340

(3) FIGUERES, Christiana, SCHELLNHUBER, Hans Joachim, WHITEMANN, Gail, ROCKSTRÖM, Johan, HOBLEY, Anthony, RAHMSTORF, Stehan (2017) “Three years to safeguard our climate”. Nature, 28/VI/2017
https://www.nature.com/news/three-years-to-safeguard-our-climate-1.22201

(4) VICTO, David G., AKIMOTO, Keigo, KAYA, Yoichi, YAMAGUCHI, Mitsutsune, CULLENWARD, Danny & HEPBURN, Cameron (2017), “Prove Paris was more than paper promises”, Nature, 548, 1/VIII/2017
https://www.nature.com/news/prove-paris-was-more-than-paper-promises-1.22378

(5) ROCHEDO, Pedro R.R. et al.,”The threat of political bargaining to climate mitigation in Brazil” (2018). Nature Climate Change, 8, 9/VII/2018, p. 695-698
https://www.nature.com/articles/s41558-018-0213-y

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/10/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top