EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

1ª trilha com trecho para cadeirantes e deficientes visuais na região é inaugurada em Cachoeiras de Macacu, RJ

 

Ontem, 25 de setembro, foi inaugurada a trilha Grande Vida, a primeira com trecho adaptado para portadores de necessidades especiais do município de Cachoeiras de Macacu. A iniciativa de criar a trilha, estendendo às pessoas com deficiência, com a contemplação da Mata Atlântica, é do projeto Guapiaçu Grande Vida, realização da REGUA, com o apoio da Prefeitura de Cachoeiras de Macacu e patrocínio da Petrobras.

A trilha receberá placas para interpretação ambiental em todo o seu percurso, o que possibilitará aos professores, condutores e visitantes trabalharem diversos conteúdos em plena Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA). A trilha contará também com um trecho de 400m de acessibilidade, permitindo o acesso de deficientes físicos até o observatório dos alagados. Além disso, haverá um cabo guia por todo o trecho, permitindo que deficientes visuais também aproveitem o trajeto.

O presidente da REGUA, Nicholas Locke, fala sobre a importância da trilha. “Essas áreas de baixadas, pantanosas são formadas pela água da serra e das montanhas, que carrega partículas de areia e material orgânico. Com muitos nutrientes em suspensão, grandes e pequenos animais são atraídos para viver nesse local. Algumas espécies até precisam deste habitat para completar seu ciclo de vida, como camarões e peixes de água doce, atraindo muitas aves e animais de grande porte, como, jacarés e capivaras”.

Segundo ele, a trilha é preparada para levar os visitantes a conhecerem melhor este ambiente. É uma experiência fascinante para entender melhor onde a gente vive e também é uma maneira de despertar a curiosidade dos jovens que começarão a se interessar pelo assunto.

E Locke faz um convite: “Traga binóculos e lupa e veja os seres vivos que vivem nessas áreas alagadas. Perceba as dezenas, centenas ou milhares de espécies e processos que fazem parte da nossa própria existência. Afinal de contas, buscamos entender um mundo em equilíbrio e queremos compreender melhor esses lugares.

O projeto Guapiaçu Grande Vida prevê receber na trilha Grande Vida, nos próximos 14 meses, mais de 1.500 visitantes. “Acreditamos que a trilha fortaleça nossas ações de educação ambiental reforçando o contato com a natureza de forma a sensibilizar jovens para a preservação do meio ambiente. A emoção de estar na trilha interpretativa é muito mais forte do que ver as árvores nas imagens de televisão, dos livros ou da internet”, explica a Coordenadora Tatiana Horta. Por meio dessa atividade é possível passar mensagens ao público de maneira informal, o que permite a participação no processo ensino-aprendizagem de forma mais agradável e consistente.

 

1ª trilha com trecho para cadeirantes e deficientes visuais na região é inaugurada em Cachoeiras de Macacu, RJ

1ª trilha com trecho para cadeirantes e deficientes visuais na região é inaugurada em Cachoeiras de Macacu, RJ

 

Fotos: Divulgação Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA)

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/09/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.