Exposição pré-natal a poluentes orgânicos persistentes e cognição e desempenho motor na adolescência

 

pesquisa

 

Exposição pré-natal a poluentes orgânicos persistentes e cognição e desempenho motor na adolescência

A exposição pré-natal a poluentes orgânicos persistentes (POPs), como os policlorobifenilos (PCBs), foi associada a um pior desenvolvimento neurológico em crianças. O conhecimento sobre os efeitos nos resultados até a adolescência é limitado.

Objetivos

Determinar se a exposição pré-natal a POPs, particularmente PCBs hidroxilados (OH-PCBs), está associada ao desenvolvimento cognitivo e motor em crianças de 13 a 15 anos de idade.

Métodos

Este estudo de coorte observacional prospectivo é parte do estudo de Desenvolvimento na Adolescência e Exposição Química (DACE), um acompanhamento de duas coortes holandesas. Os níveis séricos da gravidez materna de PCB-153 e três OH-PCBs foram medidos, em parte da coorte também nove outros PCBs e três OH-PCBs, e em outra parte cinco éteres difenil-polibromados (PBDEs), dicloroeteno (DDE), pentaclorofenol(PCP) e hexabroomcyclododecane (HBCDD).

Dos 188 adolescentes convidados, 101 (53,7%) participaram, 55 eram meninos. Cognição (inteligência, atenção, memória verbal) e desempenho motor (motricidade fina, habilidades com bola, equilíbrio) foram avaliados. As pontuações foram classificadas em ‘normal’ (IQ> 85; pontuação> P15) e ‘(sub) clínica’ (IQ 85; pontuação  P15). Foram utilizadas análises de regressão linear e logística, e ajustadas para escolaridade materna, tabagismo materno, uso de álcool materno, aleitamento materno e idade ao exame.

Resultados

Vários OH-PCBs foram associados com maior atenção sustentada e equilíbrio. O PCB-183 associou-se à menor inteligência total (OR: 1,29; IC95%: 0,99 a 1,68; P ?= 0,060), e ao HBCDD com menor inteligência de desempenho (OR: 3,62; IC95%: 0,97?13,49; P ?=. 056). PCBs, OH-PCBs e PBDEs foram associados negativamente com a memória verbal.

Conclusões

A exposição pré-natal a vários POPs pode influenciar os resultados neuropsicológicos em adolescentes holandeses de 13 a 15 anos de idade, embora a exposição à maioria dos compostos não tenha consequências clinicamente relevantes na adolescência.

Abreviaturas

TDAH transtorno de déficit de atenção / hiperatividade
AVLT Teste de Aprendizagem Auditiva Verbal DDE: dicloroeteno
HBCDD hexabroomcyclododecane
Movimento-ABC Bateria de Avaliação de Movimento para Crianças
OH-PCB bifenilo policlorado hidroxilado
PBDE éter difenílico polibromado
PCB bifenilo policlorado
PCP pentaclorofenol
POP poluente orgânico persistente
WISC Escala de Inteligência Wechsler para Crianças

Palavras-chave
Poluente Orgânico Persistente, Exposição pré-natal, Adolescente, Função cognitiva, Habilidades motoras

Referência:

Prenatal exposure to persistent organic pollutants and cognition and motor performance in adolescence
Sietske A.Berghuis, Koenraad N.J.A.Van Braeckel, Pieter J.J.Sauer, Arend F.Bos
Environment International
Volume 121, Part 1, December 2018, Pages 13-22
https://doi.org/10.1016/j.envint.2018.08.030

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/09/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top