Inteligência artificial: Capacidades cognitivas humanas podem ser substituídas na nova era de automação

 

A indústria 4.0 é também conhecida como a quarta revolução industrial. Foto: Arquivo - Agência Brasil
A indústria 4.0 é também conhecida como a quarta revolução industrial. Foto: Arquivo – Agência Brasil

 

Por Giovanna Grepi, Rádio USP

Como serão os empregos daqui 20 ou 30 anos? Eles se reinventarão? Essas dúvidas surgem quando falamos de inteligência artificial. Isso porque muitas profissões serão substituídas e darão lugar à automação. Como ficará o mercado de trabalho?

Para a professora Adriana Cristina Ferreira Caldana, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, a inteligência artificial tem aspectos positivos, como o armazenamento de um grande volume de dados. “Por outro lado, essa nova era da automação, que está acontecendo neste século, tem o lado humano e social que pode trazer um custo alto”, completa.

Adriana também revela que esse novo avanço é diferente das outras revoluções, porque desta vez a substituição não é mais da mão de obra da força de trabalho, mas das capacidades cognitivas humanas. Ouça a entrevista no link abaixo.

 

 

Da Rádio USP, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 16/02/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top