Meta análise sobre a infecção por hepatite B em expostos a resíduos

 

saúde

 

Resumo por Marcos Paulo Gomes Mol
Pesquisador da Fundação Ezequiel Dias – Funed

O contato humano com resíduos sólidos implica em riscos biológicos, químicos e físicos à saúde dos trabalhadores envolvidos com a coleta, transporte e armazenamento. A exposição abrange fatores como excesso de ruído, exposição à radiação solar, esforço muscular excessivo, presença de materiais perfurocortantes, agentes patogênicos e reagentes químicos perigosos.

Buscando compreender melhor os possíveis danos à saúde aos quais os trabalhadores que atuam no gerenciamento de resíduos estão expostos, foi publicado recentemente na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (RSBMT) uma meta análise sobre a infecção pelo vírus da hepatite B (VHB) em trabalhadores expostos a resíduos domésticos e de serviços de saúde. As buscas por artigos foram realizadas até dezembro de 2016. Todos os estudos incluídos foram avaliados de acordo com o modelo de Loney et al. para a avaliação crítica de estudos sobre a prevalência ou incidência de problemas de saúde.

Foram realizadas análises estatísticas para verificar a presença de heterogeneidade entre os artigos e gerados gráficos para testar o viés de publicação. Todos os trabalhos incluídos nesta meta análise foram estudos transversais. A exposição aos resíduos indicou associação significativa com a maior prevalência do antígeno de superfície do VHB (HBsAg) [odds ratio (OR) de 1,89, IC: 95% 1,27-2,86; p = 0,0019]. As taxas de prevalência de HBsAg e a soropositividade de anti-HBc entre os expostos a resíduos foram 0,04 (IC 95% 0,03-0,05) e 0,21 (IC 95%: 0,14-0,28), respectivamente (p <0,0001).

Os resultados desta meta-análise indicam uma associação estatisticamente significativa entre a exposição a resíduos sólidos, sejam de resíduos serviços de saúde ou domiciliares, e a maior prevalência de casos de infecção pelo VHB. Portanto, as condições de trabalho dos indivíduos que atuam no gerenciamento de resíduos devem ser analisadas com maior rigor. A vacinação contra o VHB é extremamente recomendada como a principal medida preventiva para todos os trabalhadores de resíduos sólidos.

Link para acesso do artigo completo:
http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v50n6/1678-9849-rsbmt-50-06-756.pdf

Link para acesso a informações mais aprofundadas:
http://www.smarh.eng.ufmg.br/defesas/906D.PDF

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/01/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top