EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Emissões globais de CO2 aumentaram em 2017, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

 

 

Emissões globais de CO2 aumentaram em 2017, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

2017 - CO2 emissions are still rising

 

[EcoDebate]

A curva de Keeling segue sua tendência inexorável de subida e a concentração de CO2 na atmosfera deve ultrapassar 410 partes por milhão (ppm) em maio de 2018.

O mundo precisava parar (ou diminuir muito) a queima combustíveis fósseis.

Contudo, as emissões globais de CO2 aumentaram em 2017. O aumento previsto das emissões de gases de efeito estufa para 2017, após três anos de estabilidade, sugere que as emissões ainda não atingiram o pico, aumentando a urgência nas negociações climáticas da ONU. O aumento projetado de 2% nas emissões de 2017 é um péssimo sinal para o futuro do Planeta e mostra que o Acordo de Paris, de 2015, está longe de cumprir com suas metas.

O objetivo do Acordo de Paris é manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 graus Celsius (se possível abaixo de 1,5º C) em relação aos tempos pré-industriais. Porém, estes objetivos estão cada vez mais difíceis de serem alcançados.

O país com o maior aumento projetado nas emissões de 2017 – cerca de 3,5% – é a China, onde o consumo de carvão aumentou, a despeito de todos os investimentos chineses em energias renováveis. O aumento das emissões chinesas pode ser parcialmente atribuído a um longo período seco que reduziu a quantidade de água disponível para energia hidrelétrica, o que significa que mais carvão foi queimado.

A pesquisa do Global Carbon Project mostra que o consumo de carvão nos Estados Unidos também cresceu ligeiramente em 2017, mas projeta que as emissões globais dos EUA – o segundo maior poluidor, cairão 0,4%, devido em parte a uma mudança da matriz energética para gás natural e energia renovável.

As emissões da Índia, enquanto isso, deverão crescer em cerca de 2%, abaixo do crescimento de mais de 6% durante a última década. Espera-se que as emissões diminuam em 22 países, com economias crescentes que representam 20% das emissões globais.

De modo geral, as emissões de carbono causadas pelas atividades antrópicas cresceram a uma taxa anual média de 3,5% desde 2000, mas a um ritmo mais lento de 1,8% entre 2006 e 2015, de acordo com o Global Carbon Project. Isto mostra que é possível diminuir as emissões e fazer um desacoplamento relativo.

Contudo, o cenário é preocupante pois só uma redução significativa das emissões poderia evitar um colapso ambiental. Quanto maior for a procrastinação, maiores serão os esforços requeridos no futuro, inclusive as “emissões negativas”. Temperaturas acima de 2º C podem desencadear eventos climáticos desastrosos que podem representar um xeque-mate às pretensões da civilização.

O último relatório do The International Resource Panel (IRP), da UNEP, “Assessing Global Resource Use”, mostra que a economia internacional continua devorando recursos naturais em grande quantidade e que o desacoplamento absoluto é um sonho distante.

O modelo econômico que visa maximizar a acumulação de capital para as empresas e a maximização do bem-estar (consumista) para a população é incompatível com a sustentabilidade ambiental e a estabilidade do clima. A geração de riqueza humana ocorre em função da degradação ecológica e da poluição atmosférica. O atual caminho leva ao precipício.

No dia 13/11/2017, foi publicada uma carta na revista BioScience, assinada por 15.372 cientistas de 184 países, com o título: “Advertência dos Cientistas à Humanidade: Segundo Aviso”. Trata-se de um verdadeiro alerta para a humanidade que segue um rumo de desenvolvimento insustentável. O aviso está dado.

O ecocídio e o suicídio terão alta probabilidade de ocorrer se não houver uma mudança global no modelo de produção e consumo e uma redução urgente da pegada ecológica da humanidade.

Referência:

Advertência dos Cientistas do Mundo à Humanidade: um Segundo Aviso
https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201711149829620-humanidade-ameaca-terrivel/

Carbon Budget 2017
http://www.globalcarbonproject.org/carbonbudget/17/presentation.htm

UNEP. Assessing Global Resource Use. A systems approach to resource efficiency and pollution reduction. The International Resource Panel (IRP) United Nations Environment Programme, 2017
http://www.resourcepanel.org/reports/assessing-global-resource-use

 

José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/01/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.