EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

A Amazônia é aqui, artigo de Montserrat Martins

 

floresta Amazônica

 

[EcoDebate] Gisele Bündchem e Ivete Sangalo entraram nessa causa, mas você talvez não tenha pensado ainda: o que muda na sua vida se o Temer extinguir essa Reserva na Amazônia, para liberar a exploração mineral na área?

Fotos de perfil no Facebook estão com a tarja “SOS Amazônia” porque a medida abre a Amazônia à devastação por negócios predatórios, sem cuidados com a preservação dos nossos tesouros naturais.

A derrubada da floresta leva à seca, como já acontece no Nordeste, as chuvas de todo o país dependem da umidade que a Amazônia traz para o continente. Os cientistas avaliam que a medida afeta o clima, a agricultura e a economia por várias gerações.

Já temos crises hídricas em São Paulo, já temos no São Francisco, cada vez mais estaremos expostos à falta de água. A Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) tem 4 milhões de hectares, o tamanho da Dinamarca. Foi criada em 1984 – por aí se vê que o governo Temer hoje ameaça nossas vidas mais que os militares.

Riscos tão graves motivaram medidas judiciais e a Justiça Federal concedeu liminar contra o decreto de Temer, que não poderia tomar uma decisão dessa sem o aval do Congresso.

A reação de personalidades – a começar por Gisele e Ivete – e nas redes sociais já levou o governo a um primeiro recuo, tentando se explicar melhor, mas principalmente levou às ações que estão no âmbito da Justiça Federal.

O que isso tudo tem a ver com a sua vida, com a vida de todos nós, é que o desequilíbrio climático é a maior ameaça do século XXI. Se você tiver algumas décadas de vida deve ter notado que o clima é cada vez menos previsível e com eventos catastróficos em todo o mundo.

Mas, como se pode afirmar que as mineradoras devastam? Veja o caso da maior de todas, o grupo Vale do Rio Doce e suas subsidiárias, privatizada por FHC a preço de banana. Hoje não existe mais Rio Doce, destruído pela Vale, a empresa que tirou o “Rio Doce” até do nome.

Abrir a Amazônia para os negócios predatórios facilita outras formas de saque aos nossos patrimônios naturais também, as madeiras e todas espécies vegetais e animais da região.

Se você for imediatista, sem pensar no futuro, saiba que não vai ver o dinheiro da exploração da Amazônia pelas mineradoras, como ocorre com negócios escusos.

Se você se importar com o seu futuro e o de seus filhos, saiba que a qualidade de vida vai piorar muito, com a devastação da Amazônia, maior tesouro do país.

Montserrat Martins, Colunista do Portal EcoDebate, é médico psiquiatra, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e ex-presidente do IGS – Instituto Gaúcho da Sustentabilidade

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/09/2017

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.