Cerca de um terço dos solos do mundo está degradado devido a problemas de manejo, diz a FAO

 

FAO: poluição contribui para perdas de bilhões de toneladas de solos por ano

Um terço dos solos está degradado devido a problemas de manejo; agência da ONU destaca que resolver problema da poluição dos solos é essencial para combater mudança climática.

 

Para a FAO combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática. Foto: ONU/Logan Abassi
Para a FAO combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática. Foto: ONU/Logan Abassi

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está chamando a atenção para o problema da poluição dos solos. A agência organizou recentemente em sua sede em Roma, na Itália, uma conferência sobre o assunto.

A poluição é causada principalmente pelo excesso de químicos nos solos. Cerca de um terço dos solos do mundo está degradado devido a problemas de manejo. E segundo a FAO, dezenas de bilhões de toneladas de solos são perdidas por ano, sendo a poluição uma das causas.

Prejuízos

A agência da ONU explica que o excesso de nitrogênio e traços de chumbo, de mercúrio e de outras substâncias prejudicam o metabolismo das plantações e as colheitas.

Quando esses poluentes entram na cadeia alimentar, existem riscos para a segurança dos alimentos, para fontes de água e para a saúde humana. A FAO destaca que combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática.

Na reunião da FAO sobre o assunto, foram endossadas iniciativas para facilitar a troca de informações entre especialistas e países, incluindo a criação de uma rede global de laboratórios de solos.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/06/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top