EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Clima bom para acordar e mudar, artigo de Ricardo Tammela

 

artigo de opinião

 

[EcoDebate] Quando boa parte do mundo fica chocada porque o presidente dos Estados Unidos resolveu boicotar o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, vale refletirmos sobre o que cada um de nós está fazendo para defender o planeta. Sim, as atitudes individuais contam muito para conter o aquecimento global. Os cientistas já disseram que, se não mudarmos hábitos de consumo, precisaremos de duas Terras, já que estamos esgotando sem freios os recursos naturais desta em que vivemos.

Uns trocam o consumo de carne por vegetais, alguns adotam uma vida sem excessos diante do guarda-roupa. Muitos economizam água e energia, outros se preocupam em reciclar os resíduos. Alguns apostam na bicicleta e nos transportes coletivos, outros poucos fazem tudo isso. Mas, felizmente, cresce o número dos que estão preocupados com o nosso futuro comum, na linha do que defende a ONU com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os pequenos exemplos de ações coletivas se multiplicam para o bem. Em Petrópolis (RJ), a campanha Anel de Solidariedade, conduzida desde março de 2012 pela FMP/Fase, reúne lacres de latas de alumínio para a troca por uma cadeira de rodas. As cadeiras são doadas para instituições que se comprometem a emprestá-las a pacientes com problemas. São necessárias 140 garrafas PET de dois litros, cheias de anéis de lata, somando 90 quilos do alumínio, para a troca por uma cadeira. A empresa Keter fornece as cadeiras e a Luna Express faz o transporte.

Esse projeto de extensão universitária começou com alunos de Medicina e hoje mobiliza acadêmicos dos demais cursos, funcionários e parceiros da faculdade. Há outros bons exemplos no país, transformando alumínio em solidariedade; roupas usadas em proteção contra o frio; e livros já lidos em chamariz para a conquista de novos leitores, como o nosso Livro Solto, na FMP/Fase. Temos também projetos de extensão ajudando a transformar vidas e paisagens em Petrópolis, com plantios de mudas de Mata Atlântica; palestras de conscientização sobre boa alimentação e saúde; e exposições sobre gravidez na adolescência e a valorização da cultura indígena.

Vem dos indígenas, aliás, as melhores lições sobre a vida em harmonia com a natureza. Lembrar a nossa ligação com esses brasileiros pode ser um bom começo para mudar a visão diante do mundo e reciclar as ideias. Nossos filhos e netos agradecerão um dia.

Ricardo Tammela é professor universitário e coordenador de Projetos e Extensão da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), no RJ. E-mail: ricardo.tammela@fmpfase.edu.br

 

Colaboração de Renato Guima, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/06/2017

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Clima bom para acordar e mudar, artigo de Ricardo Tammela

  • Que belíssimo trabalho realizado por esse grupo que faz o Anel a Solidariedade. São diversos os trabalhos desenvolvidos para amenizar o aquecimento global. Gostaria de registrar aqui o trabalho desenvolvido pelo SESC há mais de 20 anos, que é o Programa Mesa Brasil. Aqui são recolhidos alimentos próprios para o consumo e que seriam descartados no lixo, selecionados e doados a entidades sociais carentes. Só no DF já doamos mais de 10.000 toneladas de alimentos desde 2003.

Fechado para comentários.