EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O tráfico chegou às universidades, artigo de Nilo Sergio S. Gomes

 

[EcoDebate] Os jornais cariocas têm noticiado, quase que diariamente, o fechamento de escolas públicas do ensino primário, no Rio de Janeiro, em razão dos constantes tiroteios entre policiais militares e traficantes de drogas. Segundo o jornal Extra, do último dia 5 de junho, 320 dessas escolas foram fechadas neste ano, pelo menos uma vez, desde o reinício das aulas em fevereiro. Isto equivale a cerca de 70% das aulas que deveriam ter sido ministradas. Quem perde com essa situação?

O dado é alarmante, mas essa realidade não é mais exclusiva das escolas públicas, localizadas em áreas consideradas de “risco”, tais como os Complexos da Maré ou do Alemão, onde estão várias favelas da cidade, hoje identificadas pela grande mídia como “comunidades”. O tráfico, agora, também influencia a rotina de muitos universitários. Não pela venda de seus “produtos” nos campi das faculdades, mas por uma outra razão.

Nas unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por exemplo, como na Escola de Comunicação (ECO-UFRJ), vários professores receberam, neste semestre, pedidos de abono de faltas de estudantes. Não por doença ou atestados médicos, como é de costume. Mas porque são estudantes que residem nessas áreas. Nas aulas de História do Jornalismo, do ciclo profissional, cujo início é às 7h30, três estudantes não puderam fazer o exame de conclusão do semestre, junto com os demais colegas, por não terem conseguido sair de suas casas, devido à violência. Vão fazer a segunda chamada.

– Professor eu moro no Morro da Providência e estava muito perigoso sair de casa. Era muito tiro, professor, desde a madrugada. E aí minha família achou melhor não me arriscar e explicar depois a situação ao senhor – disse uma das alunas ao professor da matéria.

A outra aluna reside na favela Nova Brasília, localizada no Complexo do Alemão, na Zona da Leopoldina. Nesse mesmo dia da prova, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) realizou uma investida contra os traficantes da área, que receberam os policiais à bala. Novamente, o medo de sair de casa e ser alvejado.

– Era muito tiro, professor. E o pior de tudo é que quem conseguisse sair não sabia se iria conseguir voltar. Muitas vezes, esses tiroteios duram toda a manhã, vão pela tarde e, à noite, então, nem pensar em sair. Muitas vezes eu tive que dormir na casa de minhas amigas aqui da faculdade, por causa desses tiroteios – disse a estudante do 5º período de Jornalismo da ECO.

Mestiçagem social

Os relatos se alteram, conforme a localidade de cada aluno, mas a realidade de fundo é sempre a mesma: a violência que tomou conta da cidade do Rio de Janeiro já impede o ir e vir, cotidiano, das pessoas. Já não é de hoje. E os casos não se restringem aos estudantes. São muitos os pais e mães que deixam de ir ao trabalho pela mesma razão: o medo de sair no meio de um tiroteio, colocando em risco a própria vida.

Morador do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, um estudante de 23 anos também vive as mesmas dificuldades, sendo impedido de ir às aulas quando os traficantes entram em confronto com a Polícia Militar ou, ainda, quando o confronto é entre grupos de facções diferentes. A situação é tão perigosa que ele teve que pedir transferência do curso noturno
para o da manhã, pois era praticamente impossível retornar à noite para sua casa.

– Não é fácil, para quem mora em comunidade, sair e chegar à noite da faculdade.

Em meio a esses relatos, há que se destacar um aspecto positivo, mas que não atenua a gravidade da situação. É ele o fato de, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), jovens residentes em favelas estarem chegando às universidades, em quantidades crescentes, alterando as estatísticas sociais.

Até bem pouco tempo, o espaço universitário público era basicamente ocupado por jovens brancos, vindos das classes média e/ou alta. Hoje é possível encontrar, em muitas faculdades, jovens negros e jovens oriundos de famílias de trabalhadores.

Embora ainda predominem os brancos, filhos de média e alta classe média, os espaços nas universidades públicas estão cada vez mais coloridos e misturados, com a presença de negros, brancos e pardos. Para avançar nessa “democratização do acesso ao Ensino Superior, ficam faltando agora somente os índios…

* Nilo Sergio S. Gomes é jornalista, pesquisador, doutor em Comunicação, professor da ECO/UFRJ e editor do portal Porteira do Mato.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/06/2017

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.